O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, acompanhado do vice-governador Ricardo Ferraço, cumpriu uma agenda de entregas e anúncios nesta sexta-feira (20) no município de Vila Pavão. A comitiva estadual formalizou repasses e inaugurou obras nas áreas da saúde, educação, lazer e infraestrutura urbana, em um pacote que, segundo o prefeito João Trancoso, ultrapassa a marca dos R$ 100 milhões em investimentos nos últimos anos.
Durante o evento, Casagrande destacou a capilaridade das ações do governo. “Estamos presentes em todas as regiões do Espírito Santo, trabalhando em parceria com as prefeituras e lideranças locais. Aqui em Vila Pavão, estamos entregando pavimentação e drenagem de ruas, equipamentos de lazer e reforçando a saúde e a educação com novos repasses. É assim que fortalecemos os municípios, promovemos desenvolvimento equilibrado e cuidamos das pessoas, com responsabilidade na gestão e compromisso com resultados concretos para a população”, afirmou.
O vice-governador Ricardo Ferraço reforçou o ritmo intenso da caravana pelo interior. “Dia gratificante de muito trabalho e realizações numa região muito importante do nosso Espírito Santo. Compromisso confirmado e reforçado. O dia começou muito cedo em Nova Venécia e passamos a tarde aqui em Vila Pavão. Mais infraestrutura nos bairros, equipamentos de lazer e esporte e novas parcerias, destacando a área da educação. É com essa energia que vamos transformando a realidade em nossas cidades. Amanhã será a vez de Marilândia e Colatina. Quanta coisa boa acontecendo e vamos muito mais além.”
Investimentos setoriais
Na área da saúde, foi assinada a ordem de repasse de R$ 1 milhão para obras de reforma e ampliação de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), por meio do 2º ciclo do Plano Decenal APS +10. Essa ação se soma à construção da nova UBS, que recebeu investimentos de R$ 2,6 milhões no ciclo anterior. Ao todo, o Estado vai investir R$ 68 milhões em reformas e ampliações de UBS em todo o território capixaba.
Já na educação, os investimentos chegam por meio do Funpaes. O município foi contemplado com aproximadamente R$ 4 milhões para a construção de uma quadra poliesportiva, rampa de acesso e muro de contenção na EMEF Professora Esther da Costa Santos. Também foram garantidos cerca de R$ 500 mil para aquisição de mobiliários para creches e mais de R$ 400 mil para a compra de uma van escolar com acessibilidade.
O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, presente na solenidade, celebrou os avanços. “Estamos garantindo melhores condições para que os estudantes tenham acesso a espaços adequados, seguros e que contribuam diretamente para o processo de aprendizagem”, destacou.
Entrega de obras e novos anúncios
O governo também entregou obras de pavimentação e drenagem no Centro e nos bairros Nova Munique e Leopoldina, incluindo sinalização de vias, além de dois playgrounds, com investimento total de R$ 276 mil. O município recebeu ainda um trator cortador de grama, no valor de R$ 21 mil, que será utilizado na manutenção dos gramados dos espaços esportivos.
Durante a agenda, foi assinado o repasse para a construção da canalização em gabiões no Córrego Bela Aurora e afluentes – 1ª etapa. A secretária de Governo, Emanuela Pedroso, destacou a relevância da obra para a prevenção de desastres. “Essa obra estruturante vai proteger mais ou menos duas mil famílias ao longo de todo o percurso. Só o governador Renato Casagrande teve um olhar dedicado para as obras de infraestrutura e mudanças climáticas como essa. O Estado está no rumo certo”, afirmou.
O secretário de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes, complementou: “Esses investimentos são fundamentais para dar melhores condições aos municípios, tanto na oferta de espaços de convivência e lazer para as crianças quanto na manutenção adequada dos equipamentos esportivos.”
Palanque compartilhado e reconhecimento
Em um gesto de união política, o prefeito João Trancoso iniciou seu discurso convidando o ex-prefeito Uelikson Boone (o “Bolinha”) e os vereadores do município a subirem ao palanque, reconhecendo publicamente o legado da gestão anterior. “Governador, eu trouxe o Bolinha aqui porque a maioria das obras entregues nesta solenidade é proveniente de projetos da gestão dele. No entanto, o município não parou; eu e o Bolinha seguimos caminhando juntos. Eu não sou nada mais do que o servidor número um de Vila Pavão”, declarou Trancoso
Em um discurso marcado pela emoção, Trancoso ainda elogiou a parceria com o vice-governador, projetando seu futuro político. “Tuíla [vice-prefeito], eu chamo de alma boa. E tenho certeza que o Ricardo Ferraço é a mesma coisa com o nosso governador, Renato Casagrande. É uma alma boa também. E por causa disso que nós temos certeza que ele será o próximo governador do nosso estado”, disse, arrancando aplausos da plateia.
O prefeito aproveitou para fazer um novo pedido ao governo estadual: o asfaltamento da rodovia que liga Vila Pavão à localidade de Cedrolândia. “Tenho convicção que vocês vão acolher com carinho esse nosso pedido. Com fé em Deus, tenho certeza que a nossa parceria é forte. É uma parceria feita de coração”, concluiu.










