
O ano letivo de 2026 nas redes municipal e estadual de ensino de Vila Pavão terá início nesta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, marcando o retorno às aulas de aproximadamente 1.380 alunos, só na rede municipal (número baseado nos dados de 2024). A estrutura educacional do município contempla desde a educação infantil, com creches e CMEIs, até o Ensino Médio, incluindo unidades em tempo integral e escolas multisseriadas na zona rural.
Na rede municipal, o calendário escolar prevê 200 dias letivos, com férias programadas entre 13 e 19 de julho. O encerramento das aulas está previsto para 15 de dezembro, seguido pelo período de recuperação, que se estende até o dia 23 do mesmo mês. A rede é composta por sete unidades, entre elas a EMEF Professora Esther da Costa Santos, que funciona em tempo integral; os CMEAs Agostinho Batista Veloso, Artur Pagung e Luiza Souza Barros, este último também em tempo integral, além do CMEI Criarte e da Creche Girassol. O município conta ainda com 15 escolas multisseriadas, que atendem comunidades rurais, sendo que duas delas oferecem educação infantil.
Já na rede estadual, o calendário contará com 203 dias letivos, com início das aulas na mesma data e término em 15 de dezembro. A recuperação final está programada para os dias 17 e 18 de dezembro. As modalidades ofertadas incluem o Ensino Médio Integral, com jornada diária de sete horas no turno diurno, e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), voltada às séries finais do Ensino Fundamental e ao Ensino Médio no turno noturno. As unidades estaduais são a EEFM Professora Ana Portela de Sá e o CEIER – Centro Estadual Integrado de Educação Rural, que atende especificamente a população do campo.
Com os dois sistemas retomando as atividades de forma alinhada no calendário de início, a expectativa é de que 2026 consolide as políticas educacionais já implementadas e avance na qualidade do atendimento a crianças, jovens e adultos de Vila Pavão.

Antes da chegada dos estudantes, as escolas foram palco de um intenso movimento de acolhimento, planejamento e organização. Nos dias 2 e 3 de fevereiro, a rede estadual promoveu a Jornada de Planejamento e Formação dos Profissionais do Magistério.
Já na rede municipal, a 1ª Jornada de Planejamento Pedagógico reuniu professores, diretores, coordenadores, secretários escolares e toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), fortalecendo o diálogo, o planejamento coletivo e o alinhamento das ações educacionais para o novo ano.

Durante a solenidade de abertura, compuseram a mesa, o prefeito João Trancoso, o secretário municipal de Educação, Josimar Bichi, representando os diretores presentes o diretor Stefano Vasconcellos (Teo), o convidado de honra do IFES, Hedeone Heidmam da Silva, de Josué Merlin da Silva, técnico pedagógico dos anos finais, e de Ivani Volz, presidente do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB (CACS-FUNDEB). As atividades iniciaram com uma apresentação teatral da equipe da escola cmei criarte, posterior sendo aberto as falas do prefeito João Trancoso, que enalteceu a toda equipe da SEMED e reforçou seu compromisso com a educação municipal. Josimar trouxe reflexão sobre cada função dentro da escola, reforçando o compromisso individual de cada com a educação. Após as solenidades de abertura, os diretores e coordenadores escolares apresentaram suas equipes, e após houve uma pausa para o café da manhã. Após, deu-se continuidade as atividades voltadas a cada modalidade escolar.


