As secretarias de Saúde de Boa Esperança e Nova Venécia emitiram nesta terça-feira (07), boletins epidemiológico confirmando os primeiros casos de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
As informações foram confirmadas ao longo do dia. Segundo a secretária de Saúde de Boa Esperança, Ana Rosa Marin, o paciente com coronavírus está em isolamento domiciliar. Ele era o segundo caso, em acompanhado por profissionais de saúde da cidade. “Um terceiro paciente suspeito também está sendo monitorado. Já o primeiro, foi descartado. Todas as providências referentes aos casos estão sendo tomadas, obedecendo as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde”, afirmou.
Em Nova Venécia, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta tarde que o primeiro caso de coronavírus no município, trata-se de um homem de 69 anos que está internado no hospital Roberto Silvares, em São Mateus, referência na região para pacientes com suspeita de Covid-19.
A Vigilância Epidemiológica informou que no último final de semana o paciente com sintomas da doença, após retornar de uma viagem ao Rio de Janeiro, foi encaminhado ao hospital São Marcos, em Nova Venécia e em seguida transferido para o hospital Roberto Silvares.
Após ter sido submetido ao exame junto ao Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen), o paciente testou positivo para Covid-19.
De acordo com o Gabinete de Monitoramento do município, o homem vinha sendo monitorado desde o dia 2 de abril, assim que retornou da viagem, e que familiares e pessoas que tiveram contato com ele seguem sendo acompanhados, inclusive com a imposição de isolamento domiciliar, conforme os protocolos do Ministério da Saúde.
O município de Nova Venécia até o momento havia notificado sete casos suspeitos. Seis foram descartados.