
A Pomitafro, festa cultural criada com a finalidade de integrar os diversos grupos de imigrantes da região que deram identidade aos habitantes de Vila Pavão, já tem data definida.
O anúncio oficial foi feito na manhã de ontem, pelas redes sociais pelo prefeito, Uelikson Boone (Bolinha), acompanhado do vice-prefeito, Vantuil Scharaiber (Tuila).
“Estamos aqui em nome da comissão organizadora para confirmar, a realização da 24ª Pomitafro, o maior evento cultural do ES para os dias 25, 26, e 27 de agosto próximo. Agende aí, e segure essa data para participar conosco desse evento maravilhoso que promete ainda mais do que no ano passado. Nos próximos meses, nós vamos estar divulgando a programação completa do nosso evento“, disse o prefeito.
A 23ª Pomitafro, depois de três anos de espera e duas edições não realizadas por causa da pandemia, foi realizada no período de 19 a 21 de agosto do ano passado com recorde de público, grandes atrações culturais e mega shows musicais.
A movimentação em torno da festa começa bem antes com a Pomitafro na Sala de Aula, atividade que surgiu da necessidade de resgatar nas escolas a valorização pelas raízes culturais e étnicas do povo pavoense.

Nos dias que antecedem a festa, a cidade se veste com as cores que simbolizam as etnias pomerana (azul e branco), italiana (verde e vermelho) e a afro-brasileira (Preto e Amarelo), culturas presentes na colonização, cuja junção das palavras deram nome ao evento.
Tradicionalmente, a festa começa com a eleição das novas rainhas Pomerana, Italiana e afro-brasileira; segue com as Esquinas Culturais; a Carretella (Percusso Pomitafro); shows com artistas locais e regionais; festival de danças folclóricas com grupos de vários municípios do ES e outros estados e grandes shows musicais com bandas e artistas de renome nacional.
Conforme a secretária municipal de Cultura e Turismo, Libiam Timm Paganoto, em 2022 foram inseridas algumas novidades tanto na programação quanto na forma de organização do evento. Entre elas a nova área de festas; a criação do fundo para manutenção das viagens das rainhas em eventos oficiais; o repasse do valor de R$5 mil reais às alas da carretella/percurso como suporte financeiro aos grupos que realizam essa ação; a aquisição das lembranças da festa diretamente de artesãos locais; alvoradas com bandas musicais toda manhã; a criação da ala dos grupos folclóricos visitantes, entre outras, todas direcionadas à valorização do grande eixo da festa, que é a cultura. Dessa forma, as novidades continuarão na próxima edição da festa.