
Vila Notícias
Em Nota Técnica, enviada à Prefeitura de Vila Pavão, a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), informa que está transferida para 2015, a campanha antirrábica animal no Espírito Santo em 2014.
A nota informa que a transferência ocorreu porque que os fornecedores da vacina antirrábica animal (VARC) comunicaram ao Ministério da Saúde (MS) a necessidade de alteração nos cronogramas de entrega no ano corrente. Por esse motivo, o período de realização da campanha de vacinação antirrábica animal deverá revisto. A previsão é que a vacinação seja realizada no mês de março do ano que vem.
No mesmo ofício, informa que os estoques da vacina serão distribuídos conforme critério epidemiológico, mantendo prioridade para os estados e municípios com risco iminente de transmissão da raiva canina e felina, estados e municípios de difícil acesso na região amazônica e áreas de fronteiras com a Bolívia e Paraguai. Confirma na íntegra a nota:
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
NOTA TÉCNICA RAIVA 02/2014
Assunto: Vacinação antirrábica animal – 2014.
Objetivo: Esta Nota Técnica (NT) tem como objetivo informar a respeito da transferência da campanha antirrábica animal no Espírito Santo em 2014, para o ano de 2015 assim como orientar a intensificação das atividades de vigilância do Programa de Controle e Profilaxia da Raiva.
1. A Secretaria de Estado da Saúde (SESA) embasada no Ofício Circular Nº 10/2014 – DEVIT/SVS/MS, onde informa que os fornecedores da vacina antirrábica animal (VARC) comunicaram ao Ministério da Saúde (MS) a necessidade de alteração nos cronogramas de entrega no ano corrente. Por esse motivo, o período de realização da campanha de vacinação antirrábica animal deverá revisto.
2. O MS informa nesse mesmo ofício que os estoques de VARC serão distribuídos conforme critério epidemiológico, mantendo prioridade para os estados e municípios com risco iminente de transmissão da raiva canina e felina, estados e municípios de difícil acesso na região amazônica e áreas de fronteiras com a Bolívia e Paraguai.
3. Tendo em vista que estamos no mês de setembro do corrente ano, e até o momento não temos uma data concreta para o recebimento da VARC, a SESA informa que a campanha de vacinação antirrábica animal de 2014 está transferida para 2015 com data prevista para março.
4. Em virtude da transferência da campanha de vacinação antirrábica de 2014, faz-se necessário a intensificação das ações de vigilância e atenção para:
• Notificar qualquer suspeita de raiva animal ou humana, conforme Portaria Nº 1.271, de 6 de junho de 2014;
• Em caso de agressão por cães, gatos ou outros animais, a pessoa exposta deve ser orientada a lavar o ferimento com água e sabão e procurar imediatamente a assistência médica;
• Realizar bloqueio de foco, sempre quando for necessário, NT Nº 34/2011;
• Notificar e investigar caso de atendimento antirrábico humano, monitorar e tratamento adequado em tempo oportuno;
• Intensificar a capacitação de profissionais de saúde sobre a indicação adequada dos esquemas de profilaxia;
• Executar o monitoramento de circulação viral, com o envio de amostras (0,2% da população canina estimada, com sinais clínicos compatíveis com raiva) para diagnóstico laboratorial da raiva;
• Intensificar as ações de educação em saúde visando à posse responsável e com isso reduzir as agressões por animais;
Para informações adicionais, contatar as Referências Técnicas Estaduais.
Vitória, 03 de Setembro de 2014
Célia Marcia Birchler
Chefe do Núcleo Especial de Vigilância Epidemiológica – NEVE