
Catadores, representantes de instituições ligadas à reciclagem de todo o Estado e autoridades participaram, na última terça-feira, (20), do Encontro Estadual dos Catadores de Materiais Recicláveis do Espírito Santo.
Durante o evento, foram certificados aproximadamente 400 catadores e 71 instituições que participam do projeto “Fortalecimento dos Catadores de Materiais Recicláveis do Espírito Santo”. Também foi realizada a assinatura do Termo de Cessão de kits (01 prensa, 01 balança de pesagem e 01 carrinho armazém) a oito instituições dos municípios de Água Doce do Norte, Mantenópolis, Ponto Belo, Vila Pavão, Jerônimo Monteiro, Irupi, Marilândia e São Domingos do Norte.
O encontro foi realizado pelo Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas (Aderes), e contou com presença do governador Paulo Hartung; do secretário estadual de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo, e do secretário nacional de Economia Solidária, Natalino Oldakoski, entre outras autoridades.
Na oportunidade, o governador Paulo Hartung ressaltou que os catadores atuam de forma estratégica e consciente em ações produtivas nas relações de consumo com o meio ambiente, e que a categoria é exemplo de trabalho, “raça” e animação para enfrentar as diversidades.
“Temos profundo respeito pelo trabalho de vocês, que busca a sobrevivência e a consciência nesta área desafiadora que estamos vivenciando, das relações de consumo com o meio ambiente. Cada vez mais os fenômenos extremos ocorrem em curtos intervalos de tempo. Temos que mudar as relações de consumo da sociedade com os recursos naturais e, neste sentido, vocês estão ajudando na mudança. Precisamos viver de outra forma. Não adianta brigar com o passado. É necessário agirmos no presente. Temos que replantar árvores e recuperar nascentes”, disse Hartung.
Edilson Rodes, diretor-presidente da Aderes, enfatizou a importância do trabalho da autarquia com os catadores, pois possibilita inclusão e geração de trabalho e renda para uma categoria que, antes, estava à margem do processo econômico e, agora, já pode entender seu papel social. De acordo com Rodes, a meta do projeto é chegar ao final de 2017 com associações organizadas em todos os municípios capixabas.
A presidente da Associação de Catadores de Vila Pavão, Terezinha da Penha Dias garante que os trabalhares em reciclagem do município ficaram muito felizes com os equipamentos doados pelo governo do Estado. Ela afirmou que a conquista desses equipamentos se deu através de muita luta. “Seguramente esses equipamentos irão dinamizar o nosso trabalho na associação. Isso é um incentivo para os catadores que apesar de realizarem um trabalho tão importante para a sociedade, infelizmente, ainda enfrentam muitas dificuldades para se manterem como profissionais”, disse.