
Vila Notícias – Os vereadores de Vila Pavão, aprovaram na tarde de ontem ( segunda-feira, 16), projeto de lei legislativo que denomina a Unidade de Saúde de Córrego Lindemberg, construída recentemente, de Ritta Uliana Caser, conhecida também por Dona Rita Pionte, uma das parteiras mais antigas de Vila Pavão.
A homenageada nasceu na cidade de Santa Tereza, (região centro – serrana do ES) no dia 27 de fevereiro de 1915. Chegou em Vila Pavão no ano de 1951, indo residir no Córrego Rapadura, interior do município, com o esposo Floriano Piontecowsk.
Naquela época, como era difícil o acesso a hospitais, Dona Rita passou a desempenhar a função de parteira, no período de 1960 a 1985, trazendo ao mundo vários bebês, através de trabalho voluntário de inteira doação.
Dona Rita ficou viúva, grávida de um filho com menos de 30 anos. A matriarca dedicou o resto da vida à família. Teve nove filhos, todos por partos realizados por ela própria, e cinquenta e três netos, vindo a falecer no dia 13 de abril de 2004, na localidade de Córrego da Rapadura, onde morou todos os dias da sua vida.
O projeto de Lei que homenageia Dona Rita, foi proposto pela sua neta, a vereadora Marleni Pionte Koske Simonassi.