
A Prefeitura Municipal deu posse na tarde desta segunda-feira (19), aos novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA. O ato de posse aconteceu na sala de Audiências do setor de licitações.
O servidor Higor Marcos Pena da Cruz foi designado presidente da CIPA, representando o empregador (Prefeitura Municipal) e o servidor Oeverton Buge Hoffmann, eleito pelos funcionários, vice-presidente.
Segundo Roberto Selia, presidente da sessão que empossou a nova diretoria, o representante do empregador e dos empregados, atuarão em comum acordo. Foi escolhido também o servidor Marcelo Tomaz, para secretária da CIPA.
A eleição dos representantes dos servidores municipais que comporão a CIPA para o exercício 2019/2020 foi realizada no último dia 08 de julho. Com mandato de um ano de duração, será permitida uma reeleição.
Capacitação em Colatina
A Prefeitura Municipal desenvolveu junto a empresa Atlas Segurança do Trabalho nos últimos dias 15 e 16 de agosto, em Colatina, a capacitação da nova diretoria da CIPA, visando prestar um serviço de qualidade aos servidores e munícipes.
Objetivo
Conforme, o presidente designado, Higor Marcos Pena da Cruz, a nova diretoria tem como meta desenvolver ações que corroborem com os trabalhadores e trabalhadoras no desenvolvimento de um local de trabalho seguro e que possibilite um meio laboral adequado a seus contribuintes, por meio da parceria Prefeitura e CIPA.
A CIPA ficou composta da seguinte forma:
Presidente – Higor Marcos Pena da Cruz
Vice-presidente – Oeverton Buge Hoffmann
Secretário – Marcelo Tomaz
Suplentes
Hugo José Pena da Cruz
Edneia Lima Cruz
Martim Gabret.
Atribuições da CIPA
– Identificar os riscos do processo de trabalho;
– Trabalhar em cima de ação preventiva e soluções de problemas na falta de segurança;
– Participar da implementação do controle de medidas de prevenção;
– Avaliar as prioridades;
– Realizar periodicamente inspeções do ambiente de trabalho para identificar situações de risco no ambiente de trabalho;
– Realizar a cada reunião o cumprimento de tarefas e metas fixadas na reunião anterior;
– Divulgar aos trabalhadores as atividades desenvolvidas na empresa;
– Requerer ao empregador ou SESMT, paralização de máquina ou setor quando houver risco grave e eminente
– Promover anualmente a SIPAT- Semana Interna de Prevenção de Acidentes.