
O jovem Kennedy Wanderson Senna Pinheiro, de 19 anos, residente na zona rural de Vila Pavão, próximo ao patrimônio de Todos os Anjos, estudante da escola Professora Ana Portela de Sá, foi aprovado no curso de Biotecnologia da USP, considerada a melhor Universidade do Brasil e da América Latina
“Sou de família humilde e para me sustentar tinha que trabalhar. Sempre tive paixão em estudar e estudava de noite pelo celular mesmo e por livros”, conta.
Além da USP, Kennedy foi aprovado nas universidades UFRJ (Universidade federal do Rio de Janeiro) em Ciências biológicas e na UFPR (Universidade Federal do Paraná) em Engenharia de biotecnologia.
Num pais marcado por profundas desigualdades sociais, econômicas e educacionais, onde muitos estudantes enfrentam dificuldades para acessar uma educação de qualidade e alcançar seus sonhos é inspirador quando o filho de um agricultor que estudou em escola pública consegue tamanho feito.
Essa história de sucesso é um exemplo de que, apesar das adversidades, é possível conquistar objetivos importantes com determinação, esforço e dedicação. O fato de ter vindo de uma família com poucos recursos financeiros e estudado em uma escola pública não impediu esse estudante de buscar o conhecimento e se destacar em sua trajetória acadêmica.
A aprovação na melhor universidade do país é uma conquista significativa, não só para o estudante, mas para os seus professores e toda a sociedade, isso porque essa universidade é reconhecida por sua excelência acadêmica e por ser um centro de produção de conhecimento em diversas áreas do saber. A presença de estudantes oriundos de diferentes realidades socioeconômicas e educacionais na USP contribui para a diversidade de ideias e experiências, enriquecendo o ambiente universitário e estimulando o debate e o avanço da ciência e tecnologia no país.