
A fisioterapeuta Daiana Pimentel Ferreira, encontrou uma forma criativa e econômica de ajudar um paciente fixo da Secretaria de Saúde de Vila Pavão a se recuperar mais rapidamente.
O projeto consiste na implantação de uma estação de exercício com barras paralelas fixas na casa do paciente para que ele possa estar se exercitando com maior frequência e evoluir no tratamento.
A construção do equipamento foi feita em parceria com a família do paciente e não demanda desprendimento de muito recurso financeiro, uma vez que sua construção utiliza basicamente canos de PVC.
O paciente de que estamos falando recebe assistência permanente do setor de fisioterapia da Secretaria Municipal de Saúde. Ele sofreu há alguns anos um acidente gravíssimo de motocicleta. Teve traumatismo craniano e após um longo período hospitalizado, conseguiu sobreviver, porém, deixou o hospital com graves sequelas, uma delas foi a dificuldade de andar, o que exige uso de muletas e exercício regularmente.

O projeto segundo a terapeuta tem sido implantado em vários locais, mesmo porque, é de baixo custo. Para se ter ideia. um equipamento de barras paralelas convencional chega a ser comercializado por até R$ 2.000,00, enquanto o construído no quintal do paciente com barras de PVC de seis metros de comprimento teve um custo de R$ 130,00 e um curto tempo de montagem, cerca de 40 minutos.
“A implantação desse equipamento na casa do paciente possibilita a prática de exercícios todos os dias, o que contribui em muito para uma recuperação mais rápida. Seria importante que outros pacientes com limitações pudessem também usufruir desses benefícios. Nesse sentido, estou me disponibilizando na medida do possível a dar todo apoio às famílias para que possam também o implantar em suas casas”, disse a fisioterapeuta.