Hoje o Grupo de Percussão Zacimba Gaba, de Vila Pavão, celebra 08 anos de trabalho resgatando e divulgando a cultura Afro-brasileira.
O Grupo foi formado por meio do Edital do Fundo Estadual de Cultura. Os Fundadores o batizaram com este nome em homenagem a Zacimba Gaba, uma princesa guerreira africana que pertenceu à nação de Cabinda, em Angola. Chegou ao Brasil em navios como milhares de africanos. Sua vida foi marcada pela resistência à escravidão.
Diz a lenda que a princesa guerreira fugiu do cativeiro, ao lado de outros negros que libertou. Na mata, criou um quilombo e comandou muitas lutas para salvar seu povo e nas noites escuras juntamente com outros guerreiros, a bordo de pequenas canoas, dominava as embarcações negreiras em alto-mar e libertavam os escravos.
O Zacimba é um grupo de percussão que nos faz lembrar o bloco carnavalesco “Olodum” da Bahia. Sua proposta social é forte. Trabalha principalmente com crianças carentes, desenvolvendo a coordenação motora, o audiovisual e a percepção com o objetivo de fortalecer e reverenciar a cultura africana, além de formar músicos e cidadãos é claro.
Parabenizamos seu coordenador Alex Pereira da Silva pela garra, luta e compromisso com os quais mantêm vivo o Grupo e também a todos os seus integrantes, apoiadores e colaboradores.