O Instituto e Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), promove, em parceria com a Prefeitura de Vila Pavão, o Dia de Campo do Café Conilon. O evento acontecerá na próxima terça-feira, dia 17, na propriedade do produtor rural Xester Tosi, situada na localidade de Córrego Grande, interior do município.
O dia de campo é o evento principal do Incaper. Faz parte do cronograma de trabalho desenvolvido pelo escritório local no município, sendo realizado pelo menos uma vez por ano com o objetivo principal de apresentar e desenvolver novas tecnologias voltadas à cultura do café conilon.
A cultura do café conilon se constitui a principal atividade econômica de Vila Pavão com uma produção anual de 170 a 200 mil sacas, em área plantada em torno de 7 a 9 mil hectares, segundo o chefe do escritório local do Incaper, Rogério Durães de Oliveira.
O evento será dividido em três estações com todas acontecendo no campo, entre as lavouras cafeeiras.
Na primeira estação, o engenheiro agrônomo e extencionista do Incaper, Fábio Morandi de Moraes, vai abordar o manejo de vegetação nas entrelinhas do café, ou seja o cultivo consorciado. Na segunda estação, o engenheiro florestal Felipe Akira Kuboyama falará sobre eficiência no fornecimento de cálcio e magnésio. Em seguida, o engenheiro agrônomo e supervisor da Heringer, Leonardo Fadin Christo debaterá o tema Tecnologias de Fertirrigação do Café Conilon.