
Depois de ter acontecido uma formatura em Vila Paulista, dia 04 de junho, onde foram capacitados 146 crianças e adolescentes e 54 pais das Escolas Antônio Cirilo, no Denzol; Santo Antônio, em Vila Santo Antonio; Itá, Aladim Silvestre, em Monte Sinai e nas escolas Ascendina Feitosa e Elizabeth Trzoseki em Vila Paulista. Evento que reuniu mais de 500 pessoas na Praça do Vila. Nesta sexta feira, 25 de julho, mais uma turma de Pais foram capacitados com o curso PROERD / PAIS, desta vez, foi o Córrego do Sapucaia que fica na localizada na região, comunidade que foi atendida pelo Sargento Eliseu. Esta já é a 9ª comunidade que foi atendida pelo programa educacional de resistência às drogas, totalizando mais de 400 pais formados.
Ver fotos abaixo:
O PROERD é uma adaptação do Dare (Drug Abuse Resistence Education), iniciado em 1983 na cidade de Los Angeles, foi apresentado posteriormente pela Embaixada dos EUA, para as Polícias Civil e Militar do Estado do Rio de Janeiro, que então passaram a desenvolvê-lo em nosso país.
No Brasil, o Dare recebe a denominação de PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, porém recebeu adequações necessárias à nossa cultura, contudo, mantendo a metodologia original.
O programa consiste numa ação conjunta entre o policial militar, devidamente capacitado, educadores, pais e comunidades, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas entre crianças e adolescentes, além de estabelecer uma relação de confiança entre as partes.
“ PROERD é voltado para alunos do Ensino Fundamental, do 5º ano, com idades entre 9 a 12 anos e do 7° ano, com idades entre 12 a 16 anos. Crianças e adolescentes participam de aulas lúdicas e técnicas educacionais, ministradas nas escolas por instrutores militares, a fim de que aprendam a resistir às pressões e dizer não às drogas e à violência.” Sargento Eliseu.
Em toda a região de Vila Paulista desde que o PROERD foi implantado nas comunidades, esta já é a 9ª comunidade que foi atendida, totalizando mais de 400 pais capacitados com o programa.
A comunidade ficou muito feliz com a realização do curso. “as comunidades estão precisando de ações como esta para que tenham mais informações e proximidade com as instituições públicas.” Pontuou o Presidente da Associaçao Sr. Evaldo
O Sargento Eliseu se sente realizado por que além desta formatura, neste ano já foram capacitados 146 alunos do 5° ano sendo atendidas 07 turmas em 06 escolas públicas da região, conforme citado no início.

É importante lembrar também que o Destacamento da Polícia Militar de Vila Paulista, têm realizado outras ações de combate às drogas na região, (principalmente pelo SGT Eliseu), como por exemplo o Projeto “ Bom de Bola, Bom na escola”, que envolve toda a comunidade; as palestras de incentivo ao não uso de drogas, realizadas nas Escolas. Até mesmo ações de assistência social, o sargento e parceiros, vêm realizando, como é o caso do acompanhamento médico que senhor Francisco de Amorim Martins, morador do Córrego da Boa Vista da Dourada está recebendo há mais de um ano.
Ainda vale lembrar que o índice de violência na comunidade de Vila Paulista reduziu bastante.