O volume de chuva estimado para próximos dias no Espírito Santo, por várias simulações atmosféricas feitas em supercomputadores, é extremo e muito preocupante. O estado do Espírito Santo deve sofrer muito com a chuva esta semana.
É alto o risco de enchentes, mais deslizamentos de terra e alagamentos de grande extensão. Estas situações severas poderão ocorrer na Grande Vitória e em muitas outras áreas capixabas, incluindo aquelas que foram alagadas com a tempestade da sexta-feira passada, 18 de janeiro.
O aumento da chuva começa já nesta segunda-feira, 20 de janeiro, quando a chuva volta a cair forte novamente. Porém, entre terça, 21, e sexta-feira, 24 de janeiro, a chuva deve ser generalizada e muito volumosa.
Na Grande Vitória, a previsão é de sol entre muitas nuvens. Chove em alguns momentos. A temperatura mínima é de 23 °C e a máxima de 33°C. Em Vitória, a mínima é de 23 °C e a máxima de 32°C.
Na região serrana, sol entre muitas nuvens. Chove em alguns momentos.
Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 19 °C e máxima de 30 °C. Nas áreas altas: mínima de 17 °C e máxima de 30 °C.
Na região norte, nublado e com chuva em alguns momentos. Temperatura mínima de 22 °C e máxima de 34 °C.
Na região noroeste, sol entre muitas nuvens. Chove em alguns momentos. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 22 °C e máxima de 35 °C.
Em Mantenópolis e Alto Rio Novo, mínima de 20 °C e máxima de 33 °C. Na região nordeste, sol entre muitas nuvens. Chove em alguns momentos. Temperatura mínima de 23 °C e máxima de 33 °C.
Volume de chuva
De acordo com o Climatempo, a expectativa é que chova entre 200mm a 300mm, isso quer dizer que, em diversas regiões, apenas nesta semana poderá chover o esperado para todo mês de janeiro.
Riscos
Ainda segundo o Climatempo, é alto o risco de enchentes, mais deslizamentos de terra e alagamentos de grande extensão. Estas situações severas poderão ocorrer na Grande Vitória e em muitas outras áreas capixabas.
O aumento da chuva começa já nesta segunda-feira (20), quando a chuva volta a cair forte novamente. Porém, entre terça (21) e sexta-feira (24) a chuva deve ser generalizada e muito volumosa.