
Em decorrência da pandemia de Covid-19, as celebrações do Corpus Christi esse ano em Vila Pavão serão realizadas diferentemente dos anos anteriores.
Devido às regras de distanciamento social e da proibição das aglomerações, a confecção dos tradicionais tapetes coloridos e a procissão, deixarão de acontecer.
Distribuição de comunhão
A Paróquia São Pedro este ano também não fará a celebração da Santa Missa, na Quinta-feira Santa. Neste dia (11/06), das 08 horas às 09 horas e 30 minutos será distribuída a Eucaristia para aqueles que desejarem comungar, antes porém, a paróquia orienta aos fiéis que ouçam ou assistam uma missa via rádio, televisão ou internet para depois irem comungar.
É oportuno destacar que nas comunidades de São Luiz, Santa Rosa de Limão, São Gonçalo e São Francisco de Assis, haverá também a distribuição da Eucaristia.
A Paróquia reafirma que está seguindo todas as orientações da OMS, sendo assim, é indispensável o uso de máscaras durante todas as atividades.
A tradição
A atividade de confeccionar tapetes nas ruas para a celebração de Corpus Christi, começou há muito tempo em Vila Pavão. Na tradição católica, esta quinta-feira (11) é considerada o dia no qual Jesus Cristo instituiu o sacramento da eucaristia. De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Corpus Christi se celebra a “presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho.
A confecção dos tradicionais tapetes, em época de normalidade, começa na madrugada da quinta-feira da paixão. É realizada manualmente por fieis de todas as idades com materiais descartados como serragem colorida, areia, flores, borra de café e outros materiais, nas ruas em torno da Igreja Matriz.