
Em comemoração aos 27 de anos de atividades da papelaria Pommerpapier, a proprietária Iracy Foerste, ofereceu na última quarta-feira (12), um típico café pomerano aos seus clientes, fornecedores e amigos.
A Pommerpapier é a papelaria mais antiga da cidade. A comemoração foi realizada no interior do estabelecimento durante horário de expediente. A cultura pomerana estava representada pelo casal de dançarinos do Grupo Pomerano fauhan Adriane Ramlow e Stênio Felberge que aproveitaram para lançar e expor produtos alusivos a 21ª Pomitafro, que acontecerá nos dia 11,12, 13 e 14 de outubro no parque de festas da cidade.
Veja mais abaixo
A proprietária Iracy Foerste comentou que os clientes são razão da empresa existir e os responsáveis pelo seu sucesso, então, nada mais justo, estar retribuindo todo esse apoio.
O secretário de cultura e turismo de Vila Pavão salienta que a Pommerpapier é a primeira papelaria a trabalhar a cultura Pomerana no Espirito Santo.
A história da Pommerpapier
A história da Pommerpapier teve início em 1.987, quando a proprietária Iracy Foerste se formou em magistério e recebeu uma proposta para trabalhar em outro município. O seu pai, o senhor Valdemiro Foerste (in memoriam) não achou prudente que sua única filha saísse de casa. Esse fato motivou a ideia de abrir na cidade, então distrito de Nova Venécia, uma papelaria, que até então, não existia.
O negócio começou informalmente em um espaço cedido pelo pai em sua loja. Prosperou e cresceu e em 12 setembro de 1.991 foi inaugurada a Pommerpapier na Rua Vasco Fernandes Coutinho (atual endereço).
1.991, foi um ano histórico, marcado pela emancipação política e cultural de Vila Pavão. Nascia também, paralelamente a esses acontecimentos, o movimento cultural pavoense que incentivou a Pommerpapier a lançar os dois primeiros cartões postais do município. O nome Pommerpapier (papelaria pomerana) é uma homenagem ao povo pomerano pela sua história de luta, persistência e legado cultural.