
A equipe de fiscalização da prefeitura de Vila Pavão está realizando uma campanha de conscientização para que os proprietários de terrenos baldios façam a limpeza das áreas.
Os terrenos baldios são espaços sem moradores e por conta disso, muitas vezes, ficam com vegetação alta e tornam-se depósitos de lixo e entulho. Geralmente a vegetação ultrapassa o limite do terreno, que também é de responsabilidade do proprietário.
Os dias quentes e chuvosos dessa época do ano propiciam o crescimento rápido da vegetação. Além de contribuir para o aumento do número de focos do mosquito da dengue, a falta de limpeza nesses terrenos pode gerar diversos problemas que vem junto com o crescimento do mato como a proliferação de roedores, insetos e animais peçonhentos.
Como medida preventiva, os fiscais orientam os proprietários a não colocar fogo na vegetação seca dos terrenos baldios, uma vez que, as chama podem se espalhar para as áreas vizinhas e acarretar incêndios de grande proporções.
A Agente Municipal de Desenvolvimento, Adriana Lúcia de Souza explicou que a campanha funciona da seguinte forma: Primeiro são identificados os terrenos baldios; em seguida, os fiscais orientam amigavelmente o proprietário a fazer limpeza da área. Depois disso, se a solicitação não for atendida, ele será notificado e tomadas as providencias cabíveis.