
Com o patrolamento das principais estrada vicinais chegando ao fim, a Prefeitura Municipal, por meio da secretaria de Obras e Serviços Urbanos, deu início à construção e recuperação de pontes, caixas secas e carreadores no interior do município.
Conforme o secretário de Obras, Ancelmo Labarewisk, o ciclo de melhomento das condições de trafegabilidade no interior é realizado sempre nos primeiros meses do ano e envolve serviços como patrolamento, reabertura, drenagem, aterro, construção e recuperação de bueiro nas estradas. O trabalho encerrou-se no Córrego Santa Filomena na semana passada. È realizado em forma de rodizio, córrego por córrego, seguindo um cronograma com o intuito de tirar o máximo proveito dos equipamentos pesados, sem ter que desloca-los a longas distancias, o que acarreta menor desgaste, economia de combustíveis e mais rapidez na execução do trabalho.
Confecção de pontes
A Prefeitura Municipal vem realizando um trabalho de construção, reconstrução e recuperação de várias pontes dentro do município, a maioria destruída pelas enchentes, com as cabeceira de blocos de granito, doados pelas empresas instaladas no município.
Nos últimos dias foram construídas e recuperadas várias pontes no interior. Uma na estrada próxima à propriedade do produtor rural Moacir Bening, no Córrego Grande teve a parceria do empresário Nil que doou os blocos de granito. A construção da ponte possibilitou a reativação da estrada no local fechada há mais de cinco anos. Outra ponte situada próxima à propriedade do agricultor Bruno Ost, no Córrego Grande, foi feita em parceria com a empresa Marbrasa.
Foram recuperadas ainda pontes nas estradas de acesso à propriedade do agricultor Artur Frederico em São Gonçalo; Pedro Carmindo e na Toca do Coelho na região de Praça Rica.
Nos próximos dias, a Prefeitura deve iniciar a recuperação de uma ponte na localidade de Rio XV de Novembro.
Caixas secas nas estradas
A municipalidade vem construindo caixas secas nos pontos de maior elevação das estradas. O serviço foi realizado nas vias de acesso às comunidades de Córrego Figueira, Córrego Grande, Córrego Paraíso, Córrego do Estevão e outras. As caixas secas são reservatórios tecnicamente dimensionados, construídos, em geral, nas margens de estradas para captar as águas de chuva. A técnica evita enxurradas, erosão, assoreamento dos córregos e rios, e depredação das estradas pela chuva. Em tempos de estiagem, as caixas secas aumentam o armazenamento de água e o abastecimento do lençol freático, o que favorece as nascentes e a vazão dos rios.
Carreadores
O secretário esclarece que o trabalho desenvolvido no interior como melhoramento das estradas, construção de bueiros, pontes, caixas secas é comandado pela secretaria de Obras. Já o trabalho de recuperação e construção de carreadores, realizado também através de rodizio, afim de beneficiar o maior número possível de produtores rurais, é executado em parceria com a secretaria de Agricultura que cede parte dos equipamentos, operadores e funcionários para ajudar agilizar o serviço. Conforme o secretário, o serviço prossegue e já beneficiou centenas de produtores do município.
Preparação dos terrenos para construção da praça multiuso e capela mortuária
Neste mês de maio, a secretaria de Obras realizou ainda serviço de terraplanagem e nivelamento de preparação da área do antigo Cmei Criarte, no centro cidade, onde será construída uma praça multiuso. Para ocupar a área, a municipalidade estruturou um projeto de 827,21 m2 de construção com o intuito de atender a carência de espaço para eventos culturais, educacionais, de lazer, entretenimento, feiras, entre outros.
A construção de uma capela mortuária na cidade com participação da sociedade civil, também ganhou força. O local definido para a implantação do projeto foi a área ao lado do antigo Cras no bairro Ondina, nas imediações da Emef Professora Esther da Costa Santos. Recentemente, a secretaria de Obras realizou no local todo o serviço de preparação da área.
Limpeza de ruas, escolas e postos de saúde
Além dos trabalhos de melhoramento com maquinário pesado visando o melhoramento das condições de vida no interior, a secretaria de Obras segue com os serviços de rotina como a limpeza, retirada de entulhos e capina de ruas na sede e localidade do interior, além da limpeza de pátios de escolas e postos de saúde do município.