
O Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável do Extremo Norte Capixaba (Prodnorte) se reuniu na manhã desta quinta-feira (20), no Centro Cultural Casarão em Nova Venécia, com municípios que compõe a região norte e noroeste, para debater ideias e propostas para evidenciar o turismo na região.
Representantes dos municípios de Ecoporanga, São Gabriel da Palha, Boa Esperança, Vila Pavão, Barra de São Francisco e Montanha, recepcionados pelo coordenador de turismo de Nova Venécia, Anderson Sabino e do gerente do setor de Turismo do Prodnorte, Cícero Dantas, explanaram sobre suas dificuldades e pediram apoio do órgão para desenvolvimento de ações no turismo.
A reunião foi uma proposta que partiu de um convite do coordenador do Setor de Turismo do Prodnorte para ouvir demandas e propor ações. “Temos que desenvolver e catalogar nosso potencial para mostrar para a gestão estadual e buscar mais apoio nas propostas executadas pelos gestores municipais, precisamos mostrar ao estado todo o potencial paisagístico, turístico, ambiental e socioeconômico que nossa região tem. Vamos planejar para produzir vídeos de divulgação e a criação de soluções tecnológicas como sites e aplicativos para alavancar ainda mais o potencial dos municípios”, disse Cícero Dantas.
O coordenador de turismo de Nova Venécia que também é o Coordenador da Região Turística Pedras, Pão e Mel, falou da importância da cadeia produtiva e ecológica para tornar ainda mais forte o turismo local. “Acreditamos no potencial turístico, principalmente no que diz respeito ao turismo sustentável. Em primeiro lugar envolver os principais atores do município, que promovem, através de produtos orgânicos, artesanato e outros, o turismo local, debater ideias e coletar sugestões para o fortalecendo de toda cadeia turística dos municípios do interior”, disse Anderson Sabino.
Ao todo são 12 municípios atendidos pelo Prodnorte, mas o atendimento turístico pelo órgão é subdividido por meio da regionalização turística. Na reunião foi destacado a parceria da região das Pedras, Pão e Mel, formada pelos municípios de Boa Esperança, São Gabriel da Palha, Vila Pavão e Nova Venécia para discutir a proposta da nova regionalização com a inserção dos municípios de Água Doce do Norte, Vila Valério, Ecoporanga e Barra de São Francisco, onde foi orientado pelo Prodnorte sobre as novas regras para inclusão de informações, dados e conteúdos no Mapa do Turismo, que será lançado em 2022.
Turismo sustentável
Turismo Sustentável é uma maneira de viajar e descobrir um destino, onde se respeita a cultura, meio ambiente e pessoas, preservando tradições locais e recursos naturais e dando protagonismo às comunidades residentes.
A sustentabilidade possui três pilares que devem ser equilibrados, que são o econômico, o social e o ambiental.
Informações: Ascom Prefeitura de Nova Venécia.