
A secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente apresentou na manhã da última quarta-feira (13), o Programa de Revitalização Florestal de Vila Pavão, elaborado para fornecer aos agricultores, subsídios como assistência técnica, implementos e insumos para que ele possa recuperar áreas degradas.
A proposta é implantar o projeto a partir do ano que vem, através de uma parceria que inclui, Idaf, Incaper, Ministério Público, Cáritas, STR de Nova Venécia e Vila PAvão, associações de produtores, escolas e Igrejas do município.
O programa foi apresentado pelo técnico agrícola Mário Cezar Cunha Fialho. O encontro contou com a presença do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente José Henrique Martins e de representantes de várias entidades; IDAF ( Leonardo Thomaz Diniz); Cáritas (vereadora Vera Lúcia Elias); sociedade civil (sociólogo e professor Jorge Kuster Jacob); IECLB (pastores André Radins e Vitorino Reetz); Igreja Presbiteriana (pastor Jamba Wango); MPA (Leidiana Machado de Novaes Zumach e representantes de associações de produtores.
Os projetos serão implantados em áreas degradadas cujos proprietários tenham interesse em revitaliza-las. Além disso, pretende levantar todas as nascentes e Áreas de Preservação Permanente (APP’s) do município.
O programa está fase embrionária e não tem um tempo estipulado de duração. Será realizado por etapas. Atualmente encontra-se na fase de divulgação aos parceiros e convidados e na formação da Comissão de Acompanhamento e do Grupo de Trabalho Técnico. Na etapa de elaboração dos projetos, o grupo de trabalho buscará apoio dos alunos do Curso Técnico em Agropecuária do CEIER. Além disso, pretende levantar todas as nascentes e Áreas de Preservação Permanente (APP’s) do município. A ideia é que os primeiros projetos elaborados sejam das APP’s e entorno das duas barragens comunitárias que estão em fase implantação em Vila Pavão, uma no Córrego do Socorro e outra no Córrego Praça Rica.
Motivação
O prolongado período de estiagem, do qual o Município de Vila Pavão ainda está se recuperando, levanta, mais uma vez, o debate sobre as ações que devem ser tomadas a fim de minimizar os impactos negativos da seca.
Além disso, diversos produtores rurais do município demonstram grande interesse em recuperar suas nascentes e matas ciliares.
Objetivos
Conscientizar a população da importância de preservar e recuperar as nascentes e áreas de preservação permanente do município; proteger e melhorar a qualidade e quantidade de recursos hídricos; ampliar a cobertura florestal do município; criar refúgio para a fauna silvestre; promover a interação entre setor público, empresas e sociedade civil na promoção do meio ambiente e melhorar o microclima da região são os principais objetivos do programa.
Na abertura da reunião, o secretário municipal de Agricultura e Meio ambiente José Henrique Martins afirmou que os setores da Agricultura e Meio Ambiente devem caminhar juntos porque um depende do outro. Segundo ele, o comprometimento da sociedade organizada, através das igrejas, escolas, associações de produtores e entidades governamentais é primordial para o sucesso do programa. Destacou também a importância do projeto não adquirir um viés político. “Este é um projeto da sociedade pavoense, voltado para o bem estar coletivo. Os políticos passam, mas o programa deve continuar, vez que será implantando por etapas e a longo prazo”, disse.
Clique aqui e curta nossa página no Facebook.