Segundo a Pesquisa da Futura divulgada neste domingo, o PMDB pode eleger o governador e o senador, em outubro.
Para o Senado, a deputada Rose de Freitas aparece em primeiro lugar com 21,9%, seguida pelo ex-prefeito João Coser (PT) com 18,9%. Em terceiro lugar aparece o delegado da Polícia Civil, Fabiano Contarato (PR), com 15,8%.
Os números refletem uma leitura rápida do processo, até porque a maioria dos nomes não é candidato de fato. Precisam passar pelas convenções partidárias e até lá muita coisa pode mudar.
Magno Malta, por exemplo, pode não concorrer ao governo e indicar o vice de Casagrande. Já se comenta no mercado político que seria a deputada Lauriete (PSC), mulher do senador evangélico.
Guerino Balestrassi também pode mudar de rumo e disputar a Câmara Federal pelo PSDB, que precisa somar legenda para eleger pelo menos dois federais.
E Coser vive o dilema sem saber se vai de carona com Hartung ou com Casagrande. Na coligação do PMDB, ele terá dificuldade de concorrer ao Senado.
O mesmo pode ocorrer com o delegado do PR, descer para federal porque o Senado virou briga de cachorro grande.
A pesquisa registra o favoritismo da deputada Rose de Freitas. Todos sabem que com a saída de Hartung da disputa ao Senado, a deputada do PMDB passou a ser a bola da vez.
Rose lembra que ainda não se lançou ao Senado, mas ficou feliz com o resultado da primeira pesquisa.
A pesquisa, que ouviu 1400 pessoas de 22 a 28 de abril, mostra Dilma com 23,1% das intenções de voto entre os entrevistados, enquanto Aécio tem 22,5%.