Neste ano, o Ministério da Saúde antecipou o início da Campanha de Vacinação contra a Gripe de abril para março, para proteger os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. A primeira fase começou no dia 23 de março e incluiu os idosos com 60 anos ou mais e os trabalhadores da saúde.
Os trabalhadores da saúde foram inclusos porque, prestando serviços essenciais, estão mais expostas ao coronavírus. Apesar de não ter eficácia contra a COVID-19, esta vacina auxilia os profissionais de saúde a excluírem o diagnóstico da gripe, já que as duas enfermidades apresentam sintomas parecidos, permitindo chegar mais rapidamente à identificação do coronavírus. Outra vantagem é reduzir a procura pelos serviços de saúde.
A segunda fase da vacinação, começa nesta quinta-feira (16), tendo como público alvo os profissionais das forças de segurança e salvamento; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais; funcionários do sistema prisional; adolescentes e Jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade, caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo e portuários.
Vacinação em Vila Pavão
Em Vila Pavão, a secretaria municipal de Saúde segue com rigor as determinações do Minstério da Saúde. Em obediência às medidas sanitárias decretadas para evitar a disseminação do coronavírus na cidade, foi montada na unidade de saúde da sede no início da campanha, uma sala de vacina com atendimento em bloco e individualizado para evitar aglomeração.
Interior
A primeira fase da campanha encerra-se com a vacinação nas unidades de saúde do interior, tendo como alvo os idosos (60 anos e mais); trabalhadores da saúde; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais, adolescentes e Jovens de 12 a 21 anos de idade, entre outros.
Itinerário
A 2ª fase no interior acontecerá do dia 12 ao dia 14 de maio, direcionada às crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, adultos de 55 a 59 anos, pessoas com deficiências e professores das escolas públicas e privadas.
Itinerário
O dia “D” de mobilização para a vacinação será em 9 de maio (sábado), na unidade “Luiza Maria Pionte Koski”, no parque de festas (poderá ser alterado devido corona Vírus), das 08h às 16h.