
Com o tema Saúde e Bem Estar, Vila Pavão realizou no último fim de semana, dias 19, 20 e 21/7, o XIV Seminário Estadual de Saúde Preventiva e o 17º Seminário de Plantas Medicinais e Terapêuticas Tradicionais. O evento atraiu 146 representantes de 28 municípios dos estados do Espírito Santo e Minas Gerais.
Realizado há 14 anos ininterruptos, sempre nas dependências da Igreja Evangélica de Confissão Luterana (Igrejona), o seminário tem por finalidade partilhar saberes e estimular as práticas terapêuticas naturais.
O público alvo são profissionais comprometidos com a medicina natural preventiva e outras pessoas interessadas em conhecer ou expandir conhecimentos acerca dessa herança cultural dos nossos antepassados.
Durante o seminário é oferecido aos participantes, alimentação equilibrada natural que possibilita a troca de experiências através da mudança do estilo de vida. Além de palestras, sessões de massagens, terapia de relaxamento e diversas oficinas, os organizadores incluíram na programação, café com prosa, apresentações teatrais pelos alunos do CMEA Luíza Souza Barros e CEIER, noite cultural com apresentação de banda sertaneja, visita à horta medicinal, distribuição de mudas de espécies terapêuticas, entre outras atividades.
O evento é promovido pela Prefeitura de Vila Pavão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Departamento da Saúde Natural Preventiva e Acesa (Associação Central de Saúde Alternativa do ES, com apoio da Universidade Federal de Viçosa (MG)/Departamento de Fitoterapia e Igrejas locais.
A abertura oficial aconteceu na manhã de sábado (20) e foi conduzida pela chefe de gabinete e cerimonialista Ingrid Wutke da Costa. Fizeram parte da Mesa de Honra, o Prefeito Irineu Wutke; o secretário Municipal de Saúde, Cláudio da Cruz de Oliveira; a coordenadora do Departamento de Saúde Natural de Vila Pavão, Genilza de Fátima Matiello; o presidente da ACESA-ES, Claudiomar Marquat; o representante da Universidade Federal de Viçosa (MG), Professor Camilo; o pastor sinodal, Ismar Schiefelbein; pastor da Paroquia de Confissão Luterana, Joel Sandro Frederico; o presidente da Paroquia de Confissão Luterana, Darly Brand e o presidente da comunidade de Confissão Luterana, Valdez Braun.
Vila Pavão é referência em Saúde Natural Preventiva
Os coordenadores do Seminário afirmam que Vila Pavão, é referência quando se trata de Medicina Natural Preventiva, pois, desde a década de 90, vem desenvolvendo um trabalho de aprimoramento, integrando o saber popular e o conhecimento científico.
As Terapias Alternativas que englobam principalmente a Acupuntura, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Termalismo e Social/Crenoterapia, ganharam o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde (OMS) que passou a estimular a prática nos sistemas de saúde, tanto que o Ministério da Saúde aprovou a portaria nº 971, de 03 de maio de 2006 que autoriza a prática de terapias alternativas no SUS, afim de diminuir a exclusão do sistema governamental de saúde.
O projeto de Medicina Natural Preventiva desenvolvido no município acontece de forma coordenada. Envolve o Poder Público Municipal, Igrejas, escolas e parcela da sociedade civil. A Horta Medicinal, assim como, o espaço terapêutico existentes na cidade nasceram de uma proposta do Projeto Denes que ajudou na busca de parceiros, e assim, no ano de 2003 estabeleceu-se a parceria com Prefeitura de Vila Pavão, criando então, o Departamento de Saúde Natural Preventiva, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde.
“Vila Pavão é um dos poucos municípios no Estado que instituiu e mantém ativo um departamento de Saúde Natural Preventiva, por isso sedia por tantos anos consecutivos um seminário importante como este. Essa parceria possibilita manter viva uma tradição antiga da nossa população e graças ao trabalho que vem sendo realizado no município, a medicina natural vem ganhado destaque. Consideramos importante também o fato do nosso município manter serviços permanentes em massoterapia, acupuntura, distribuição de chás e fitoterápicos para a população” ponderou o prefeito Irineu Wutke.

