
Vila Notícias – Mensagens postadas nas redes sociais, nos últimos dias, sobre um suposto caso de meningite em Vila Pavão preocuparam a população do município. A informação, porém, foi descartada pelos órgãos oficiais do Estado e do município.
Reuniões para conscientizar a população
Na manhã desta quinta-feira (22), a secretária municipal de Saúde promoveu palestras no município para elucidar a suspeita de um caso de meningite no município.
A comunidade compareceu em massa para assistir as palestras, ministradas pelo chefe do núcleo de vigilância da regional da Secretaria Estadual de Saúde (SESA), Marlus Cavalcanti.
“O objetivo da minha vinda aqui hoje é explicar para a população o que é meningite, conscientizar sobre os cuidados e prevenção e elucidar a ocorrência de um caso suspeito que na realidade não foi confirmado”, destacou Marlus Cavalcanti.
De acordo com Cavalcanti não existe caso algum de meningite em Vila Pavão, mesmo se existisse, a secretaria municipal de Saúde está preparada para lidar com a situação. Segundo ele, independente de existir, ou não, a meningite é uma doença que precisa ser prevenida, como qualquer outra. Para ele, o grande número de pessoas que comparecereu às reuniões indica que a sociedade está querendo se empoderar do conteúdo para realmente seguir com os cuidados necessários e prevenção da doença.
Foram programadas para está quinta-feira, três palestras com grupos diferentes na escola estadual Ana Portela de Sá. De acordo com informações do secretário Municipal de Saúde, Weverton Gueis Rodrigues, as duas primeiras foram direcionadas aos professores, alunos, pais e outras pessoas que mantiveram contato com o suspeito de estar com a doença, e a terceira palestra com os profissionais da área de saúde, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, atendentes e os profissionais das unidades de saúde do interior para que eles tenham um olhar treinado para detectar qualquer tipo de situação que possa ser meningite.
O secretário salienta que não há motivo algum para a alarme por parte da população. “ Não tem meningite no município, nem surto algum e nem contaminação. Não é necessário fechar escolas. O caso era apenas uma suspeita que foi descartada pela Secretaria Estadual Saúde. Mas por outro, as reuniões, foram importantes no sentido de conscientizar a população e os profissionais de saúde do município sobre a doença”, disse o secretário.
O que é Meningite?
A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. Existem diversos tipos de meningite, e para cada um deles há causa e sintomas específicos.
Tipos
A maioria dos casos de meningite é provocada por vírus ou bactérias, mas a doença também pode ser transmitida via fungos. Outros fatores também podem desencadear num quadro de meningite, como alergias a determinados medicamentos, alguns tipos de câncer e também inflamações.
Conheça os principais tipos de meningite existentes:
- Meningite viral
- Meningite bacteriana
- Meningite fúngica.
Esses três tipos podem levar a um quadro de meningite crônica.
Causas
A causa da meningite varia de acordo com o tipo. A mais comum das meningites é aquela causada por vírus, mas há casos também da doença provocada por bactérias. Menos comum, a meningite causada por fungos também pode surgir.
A meningite viral pode ser causada por diversos tipos de vírus e é a forma mais comum e menos perigosa de meningite, pois muitas vezes nem exige tratamento. Os vírus causadores da meningite podem ser transmitidos via alimentos, água e objetos contaminados e são mais comuns entre o fim do verão e o começo do outono.
Meningite bacteriana é a mais grave de todas. Ela ocorre geralmente quando a bactéria entra na corrente sanguínea e migra até o cérebro. Pode acontecer, também, de a doença ser desencadeada após uma infecção no ouvido, fratura ou, mais raramente, após alguma cirurgia. Existe mais de uma bactéria capaz de transmitir a doença. Conheça: