
A chuva intensa acompanhada de raios e trovões do último fim de semana causou alagamentos em residências, queda de barreiras, árvores e estragos em estradas e bueiros no interior do município de Vila Pavão. O temporal causou ainda interrupção no fornecimento de energia elétrica em diversas propriedades rurais.
Na localidade de Todos os Anjos, o Córrego de mesmo nome transbordou e invadiu três residências na madrugada desta segunda feira (12). A água chegou a atingir quase um metro dentro das casas. A moradora Artalita Benedito de Lima prevendo o alagamento montou andaimes para suspender os pertences. “O prejuízo não foi maior devido à solidariedade dos vizinhos que no meio da madrugada me socorreram, ajudando-me a colocar os meus pertences sobre os andaimes”, disse a moradora.
Outro morador da localidade, João Batista Rodrigues Vieira teve sua casa alagada no meio da noite. O mesmo aconteceu com a casa da sua mãe Lurdes Rodrigues Vieira, ao lado da sua. No momento ela não se encontrava em casa e o filho teve que se ocupar em salvar os pertences dela também. Em ambos os casos, os prejuízos materiais foram poucos, porque os moradores ficaram alerta ao nível do córrego durante a chuva.
Os agricultores do Córrego Garapinha, Osório Durães e Sra. Erli Paula Sabino também sofreram com o temporal do fim de semana. Além de ter as casas invadidas pela lama e o bueiro que dá acesso às suas propriedades destruídos pela força da água, ficaram por cerca de 48 horas sem energia elétrica.
Em Praça Rica, a chuva invadiu o ponto de captação que fornece água para a localidade. Segundo informações dos responsáveis pelo sistema, a lama danificou equipamentos e comprometeu a qualidade da água.
A secretaria de Obras e secretaria de Agricultura do município intensificaram nesta segunda-feira os trabalhos de desobstrução de estradas e recuperação de bueiros.
Defesa civil vistoria áreas alagadas
A defesa Civil de Vila Pavão no início da tarde desta segunda-feira (12) vistoriou as residências para saber a situação das famílias atingidas pelo alagamento e também se há algum risco se elas permanecerem nas casas. “Felizmente foram só pequenos danos materiais. Graças à solidariedades dos vizinhos, as famílias atingidas puderam salvar os seus pertences. Elas perceberam a intensidade da chuva e se precaveram elevando os bens mais importantes da casa”, avaliou o coordenador municipal da Defesa Civil Rafael Schultz Tesch.
Segundo Rafael, qualquer situação de risco deve ser informada à Defesa Civil local pelos telefones: 27 99965-8050 ou 27 3753-1001.
Clique aqui e curta nossa página no Facebook.





