
O vereador de Nova Venécia, Pedro Gonçalves (Podemos), se manifestou após receber a informação de que teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral, depois que seu partido foi denunciado por suposta fraude no registro de candidaturas femininas, ou candidaturas laranjas, nas eleições de 2020.
O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) confirmou a decisão durante sessão realizada na tarde da última segunda-feira (24) e o acórdão foi publicado nesta quarta-feira (26), em segredo de justiça.
Decisão
Diante da suposta fraude, a decisão do TER-ES anula todos os votos recebidos pelo Podemos no sistema proporcional das eleições municipais de 2020 e em consequência a cassação dos diplomas de Pedro Gonçalves e os suplentes do partido.
O que diz o vereador
Como a decisão do TRE-ES acompanha a primeira sentença, dada pelo juiz da 30ª Zona Eleitoral, Thiago de Albuquerque Sampaio Franco, Pedro Gonçalves disse em entrevista à Rede Nova Onda que ainda não sabe se vai recorrer novamente da decisão, mas afirma: “vou ingressar com uma ação contra quatro pessoas que realmente são culpadas pela fraude”.
Nota
Por meio de nota publicada em suas redes sociais, Pedro Gonçalves afirma que foi eleito de forma honesta e que os atos irresponsáveis foram praticados por aqueles que estavam à frente do partido.
Fonte: Nova Onda Online.