Vila Notícias – Para debater a situação da escassez hídrica e suas consequências, o vice-governador, César Colnago, irá participar neste final de semana de audiências públicas e reuniões com lideranças e moradores de diversos municípios do interior do Estado.
Na sexta-feira (16), às 9h30, acontece a Audiência Pública sobre Crise Hídrica no Norte do ES, na Câmara Municipal de Nova Venécia.
No encontro, estarão presentes autoridades, lideranças e moradores de diversos municípios da região, uma vez que as consequências da crise hídrica afetam a todos.
Ainda na sexta-feira, haverá outra audiência pública sobre o mesmo tema no município de São Mateus. A reunião, que também contará com a presença do vice-governador, será realizada no auditório da Faculdade Vale do Cricaré (FVC), no Bairro universitário, às 14 horas.
Já no sábado, às 10 horas, Colnago participa de um encontro na Câmara Municipal de Marilândia para debater a crise hídrica com moradores e lideranças locais.
“O Governo do Estado está muito sensível e atento para essa questão. O enfrentamento da crise hídrica deve obedecer à seguinte lógica com ações a curto, médio e longos prazos: a produção de água; a reservação de água; a racionalização e economia no consumo. Nesse momento de desafios, peço a colaboração de todos no sentido de usar a água de forma consciente, para que o sentimento coletivo se sobreponha às necessidades individuais”.
Ações do Governo:
– Criação do Comitê Hídrico Governamental
– Plano de Comunicação com a sociedade
– Projetos de infraestrutura hídrica na lista de projetos prioritários: Reis Magos e 62 barragens
– Negociação com o EDP Escelsa para a utilização da barragem de Rio Bonito para abastecimento humano
– Assinatura do contrato do Programa Águas e paisagens: R$ 1 bilhão em investimentos
– Resoluções 002 e 003/2015 da Agehr, de janeiro a abril de 2015, respectivamente, declarando o Cenário de Alerta e Atenção frente à ameaça de prolongamento da escassez hídrica.