
Na Semana Nacional de Mobilização Contra a Dengue, a Prefeitura de Vila Pavão, por meio da secretaria municipal de Saúde está realizando várias atividades para reforçar a prevenção e o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika ou chikungunya Aedes Aegypti.
Além do serviço de rotina que é realizado todos os dias, que foi intensificado, a equipe da Vigilância em Saúde está realizando palestras nas escolas, encenações teatrais e outros eventos.
Na ultima segunda-feira, dia 23, a coordenadora do setor de Vigilância em Saúde Letícia Pianna, ministrou palestra na EMEF Professora Esther da Costa Santos para os pais de alunos. Ontem (quinta-feira, 26), a equipe da secretaria de Saúde com a participação dos Agentes Comunitários de Saúde promoveu encenação temática teatral para as crianças de três a cinco anos do Cmei Criarte/Creche Girassol e nesta sexta-feira (27), uma passeata com faixas e cartazes e a participação da equipe da secretaria municipal de Assistência Social, saindo da secretaria municipal de Saúde, passando pelo centro da cidade e retornando ao local de origem, agitou a cidade.
A programação prossegue na próxima segunda-feira (30) com palestras para os alunos do ensino fundamental de 1º ao 5º da EMEF Professora Esther da Costa Santos.
Sobre a dengue, chicungunha e zika
Os sintomas de dengue, chicungunha e zika vírus são muito parecidos. Eles podem ser confundidos com outras doenças comuns em períodos de chuva, como a leptospirose, rubéola e o sarampo — explicam os especialistas.
Como é difícil para a população em geral saber diferenciar as três doenças, os médicos ressaltam ser importante ficar atento aos sinais comuns: dores musculares e nas articulações, febres, dores de cabeça e lesões de pele.
Prevenir é a melhor forma de evitar a dengue, zika e chikungunya. A maior parte dos focos do mosquito está nos domicílios, assim as medidas preventivas envolvem o nosso quintal e também os dos vizinhos.
Os locais ideais para a proliferação dos focos do mosquito são: PET e de vidro, lajes, ralos, vasos sanitários, piscinas, coletor de água da geladeira e ar-condicionado, calhas, cacos de vidros nos muros, baldes e vasos de plantas vazios, plantas que acumulam água, suporte de garrafão de água mineral, falhas nos rebocos, caixas de água, cisternas e poços, tonéis e depósitos de água, objetos que acumulam água, vasilhas para animais, pratinhos de vasos de plantas, objetos d’água decorativos, lixo, entulho e pneus velhos e lixeira dentro e fora de casa.