
Uma equipe de Vila Pavão, composta pelo prefeito Irineu Wutke, secretário de Cultura e Turismo Gil Leandro Breger Lauvers Paz e o sociólogo Jorge Kuster Jacob, participou na última terça-feira, (23), de uma reunião na sede do Arquivo Público do Espírito Santo (APEES), em Vitória, para discutir a organização dos eventos em homenagem aos 160 anos da Imigração Pomerana no Espírito Santo.
O encontro, organizado pela direção do APEES contou com representantes dos municípios de colonização pomerana do Estado, assessores parlamentares, professores da Ufes, entre outras entidades que defendem a cultura pomerana.
De acordo com o prefeito Irineu Wutke, ficou definido no encontro que Vila Pavão integrará a equipe organizadora das homenagens. “Penso que a comemoração dos 160 anos de imigração pomerana no ES, pode ser o motivo inicial para conectar os municípios representantes, simpatizantes e pesquisadores, e assim, organizar um Fórum Permanente para debater políticas públicas em prol do Povo Tradicional Pomerano”, opinou o prefeito.
O secretário de Cultura e Turismo Gil Leandro, adiantou que estão sendo programados vários eventos em comemoração à data histórica. “As comemorações aos 160 anos da imigração serão realizadas nos municípios com influência pomerana e na capital Vitória. Está programado para o dia 26 de junho uma solenidade no Palácio Anchieta com as presenças do Governador do Estado Renato Casagrande, secretários de estado, prefeitos, entre outras autoridades para homenagear com menções honrosas descendentes antigos, pesquisadores e colaboradores ligados à cultura pomerana no Estado”, disse o secretário.
O primeiro grupo de pomeranos chegou à província capixaba em 28 de junho de 1859, com destino à Colônia de Santa Leopoldina. O Espírito Santo reúne atualmente cerca de 300 mil descendentes.