
Vila Notícias – Dando prosseguimento à série de matérias especiais com os candidatos à sucessão pavoense, trazemos hoje entrevista com Valdez Ferrari (PSDB). Na sequência, publicaremos entrevista com o candidato do PSB,Uelikson Boone, o Bolinha.
Para Valdez Ferrari, a realidade atual exige do governante coragem, sabedoria, criatividade e parcerias com lideranças de todos os níveis para ajudar no direcionamento dos recursos públicos, bem como, um bom relacionamento com os órgãos governamentais para atrair investimentos para o município. “ Experiência para fazer uma boa administração e ajudar o povo do município, eu tenho, por isso, que estou na política até hoje”, afirma.
Valdez Ferrari, casado, tem 52 anos de idade completados na última segunda-feira (19). É formado em contabilidade pela faculdade Castelo Branco em Colatina, mas grande parte de seu tempo é dedicado às atividades rurais.
Vem de uma família de longa tradição na política local. O candidato a vice-prefeito em sua chapa é o presidente da Câmara Municipal, Valtemir Alves Damasceno, o “Tema” (PDT).
O candidato do PSDB entende que a gestão pública em Vila Pavão precisa de planejamento e tomadas de medidas pontuais, como por exemplo, um programa de socorro ao homem do campo, visto que a realidade do país mudou de uns anos para cá. “ O clima também mudou, está chovendo menos no nosso estado. De agora em diante, precisamos incentivar nossos agricultores a gerir os recursos naturais com responsabilidade, não apenas os incentivar a plantar, mas também a produzir água, e para isso, não basta apenas construir barragens e poços, é necessário também uma política séria de preservação e recuperação dos recursos hídricos”, diz.
Confira a entrevista:
Apoio
“A chapa Valdez/Tema conta com apoio do Governo do Estado, através do vice-governador, Cesar Colnago (PSDB). Entre as lideranças estaduais que certamente estarão nos nossos comícios em Vila Pavão nos próximos dias, estão os deputados federais, Dr.Jorge Silva (PHS ), Givaldo Vieira (PT) e Marcos Vicente (PP ) e os deputados estaduais, Enivaldo dos Anjos (PSD), Da Vitória (PDT) e Euclério Sampaio ( PDT ).”
Principais deficiências do município
“ O município vem ao longo dos anos sofrendo com a saúde. Nosso povo clama por melhoria nessa área, porém, pouco foi feito. A estrutura física das unidades é deficiente. Falta condições para que os profissionais da área exerçam o trabalho, e tudo isso recai sobre um atendimento que não atende ás expectativas da população. Lutamos tanto pela nossa emancipação, mas, quando se trata de cuidar da saúde do nosso povo, temos que pedir socorro para outros municípios, como Barra de São Francisco, Nova Venécia, São Mateus e Vitória.
“Quando fui prefeito por três meses, após o afastamento pela justiça do ex-gestor, vendo a precariedade do posto de saúde que na época não oferecia condições nenhuma de trabalho para os profissionais e atendimento, tomei uma decisão rápida: mudei as instalações do posto de saúde para o local que vem sendo utilizado até hoje. Sei que não é o ideal, mas a minha atitude melhorou bastante a vida das pessoas. Bastou apenas uma de decisão simples, porém, feita com responsabilidade pensando no bem estar do cidadão.”
“ Outra deficiência do nosso município são as escolas do interior e os CEMEAS. Suas estruturas estão precárias. Os materiais são ultrapassados. Os pais e a comunidade precisam fazer reparos nos equipamentos, se não as crianças não podem estudar, sem contar que o próprio professor precisa fazer a merenda dos alunos. Isso prejudica o trabalho desses profissionais que cuidam com tanto carinho das nossas crianças”.
“Nossa infraestrutura urbana, tanto na sede, quanto nos distritos de Todos os Santos , Todos os Anjos, Praça Rica e Conceição do VX, está muito atrasada. Em todas essas localidades os problemas se repetem. Faltam calçamentos, água, esgoto, energia elétrica e ainda regularização dos loteamentos urbanos que atrasa a vida dos proprietários de imóveis. Ninguém tem o documento legítimo registrado em cartório dos imóveis, somente a posse, e isso, se arrasta há anos”.
Abastecimento de água
” No que diz respeito ao abastecimento de água temos que cobrar do Governo do Estado a reestruturação do sistema do município para resolver o problema de uma vez por todas”.
Projetos
“Nossos projetos para Vila Pavão são norteados por um plano de governo, discutido e elaborado com lideranças de todos os seguimentos do município, buscando eficiência, transferência, participação e ética na gestão pública, tendo como objetivo central o respeito e a valorização do ser humano, planejando e definindo ações visando atingir a excelência no atendimento aos munícipes, sabendo que seu maior patrimônio são os servidores públicos, os quais, colaborarão para que as metas seja alcançadas”.
Algumas propostas (o plano de governo completo está disponível na página do facebook de Valdez Ferrari, endereço: https://www.facebook.com/valdez.ferrari.5?fref=ts )
Agricultura: “Planejar ações da Secretaria de Agricultura visando melhorias no sistema de atendimento aos agricultores; Construção de barragens e recuperação de nascentes; Capacitação da equipe técnica para atendimento ao produtor; Fortalecer projetos de grupos produtivos como PINAL, PAA e outros; Apoiar associações de produtores rurais com aquisição de equipamentos; Promover a formação de grupos produtivos; Integrar projetos já em funcionamento como APROVIPA E Agro indústria; Apoiar os grupos organizados como MPA e Sindicatos Rurais na construção de casa populares no meio rural; Incluir no calendário municipal de eventos, Feiras Agropecuárias, Olimpíadas da Agricultura Familiar e outros; Ampliação da telefonia rural em parceria com o Governo Estadual e Federal“.
Saúde: “Unificação dos serviços de atendimento; Reativação do laboratório de análises clínicas e convênios com outros laboratórios da região para a realização de exames; Manter a equipe médica básica nos postos, garantir atendimento médico nas unidades de Praça Rica, Todos os Santos e Conceição do XV; Buscar condições para implantar um Platão 24 horas com médicos na Unidade Básica de Saúde”;
Educação: “Garantir a execução do Plano Municipal de Educação; Valorizar os profissionais do magistério por meio da revisão do plano de carreira e aplicação do piso salarial nacional par AA categoria, garantir o bom funcionamento do transporte escolar e viabilizar junto aos governos estadual e federal melhoria no sistema, incluindo os alunos da educação infantil”.
Cultura: “Reestruturar a Secretaria de Cultura; Proporcionar formas legais e efetivas de apoio aos grupos folclóricos locais e outras manifestações; Apoiar e incentivar a realização de festas culturais na sede do município e interior, criando um calendário de eventos culturais; Garantir a realização da Pomitafro, buscando parcerias e recursos junto a Secretaria Estadual de Cultura”.
Esporte: “Organizar e promover campeonatos esportivos municipais; Garantir a manutenção do programa que contempla a escolinha de futebol infantil e juvenil; Promover a construção e manutenção de quadras e campos de futebol na sede e interior; Buscar recursos para construção de arquibancadas no Estádio Municipal; Desenvolver programas de incentivo a prática esportiva na terceira idade”.
Infraestrutura: “Modernizar e ampliar a fábrica de manilhas; Aquisição e reforma das máquinas, caçambas e veículos da Secretaria de Obras; Realizar reforma e construção de pontes no município; Regularizar a extração de cascalho para a realização de cascalhamento das estradas; Garantir a coleta de lixo através do projeto Cidade Limpa; Construção de galeria no Córrego Bela Aurora, retirando o esgoto do local; Buscar parceria junto ao Detran para sinalização do transito; Construção de abrigos na sede e interior; Retirar o trafego de carretas do centro da cidade através de vias alternativas; Transferir o pátio de estacionamento da Prefeitura para local apropriado; Promover pavimentação de ruas na sede e interior”.
Segurança: “Buscar apoio junto ao 2º BPM para melhorar a segurança na sede e nos distritos; Viabilizar uma Patrulha Rural para garantir segurança no interior do município;
Assistência Social: “Buscar junto ao governo Federal recursos para a construção de casas populares na sede e nos distritos; Buscar recursos para construção do Centro de Convivência do Idoso, Casa Lar e outros; Implantar programa de combate ao uso de drogas, álcool e outros entorpecentes em parceria com a Polícia Militar, Poder Judiciário e centros de tratamento de dependentes químicos da região; Implantar políticas socais para inclusão de portadores de deficiências especiais”.
Mensagem aos eleitores
“ Eu e minha família sempre estivemos ao lado do povo de Vila Pavão. Temos uma historia aqui. Mesmo fora da política, participamos e contribuímos para o desenvolvimento da nossa comunidade. Como é de conhecimento de muita gente, quase toda água que atende o nosso município durante todos esses anos, vem sendo retirada em poços perfurados em nossa propriedade e de nossos familiares. Recentemente, nesse que é, o pior momento de seca da história, quando ninguém permitia abertura de poços artesianos em suas terras, mais uma vez autorizamos a Cesan a abrir mais dois poços para socorrer a cidade em nossa propriedade.
“No passado minha família e o senhor Napoleão Januth doaram terreno para construção de Igreja Católica na sede no município. Minha mãe, Dona Dete, doou ainda toda a madeira para a construção do telhado. Ajudamos a construir o campo de futebol, quando o município nem era emancipado. Minha mãe é conhecida por todos por grandes serviços prestados na área da saúde. Quando tinha farmácia, atendia às pessoas a qualquer hora que fosse necessário”.
“Sempre estive presente nas comunidades. Não é só em tempo de eleição que ando na rua e no meio do povo, sou sempre a mesma pessoa. Enfim, sou filho de Vila Pavão e quero continuar a contribuir para o desenvolvimento desse município. Ajudei as outras pessoas a ganhar as eleições aqui, estendendo minhas mãos e os apoiando, mas como é de conhecimento de todos, na hora de ser ajudado com meu projeto, as pessoas não cumpriram compromisso comigo e meu partido. Estou pronto e preparado para mudar o rumo desta cidade, sei que posso fazer diferente e vou fazer diferente. O “Tema”, meu candidato a vice-prefeito, está fazendo um bom trabalho na gestão da Câmara Municipal. Além de capacitado é um grande companheiro que vai me ajudar muito nessa caminhada . Agora chegou a minha vez, conto com seu voto e apoio”.