Vila Notícias – As transformações socioeconômicas promovidas na vida dos agricultores familiares capixabas beneficiados pela política de Regularização Fundiária e na rotina dos municípios foram debatidas, em seminário realizado nesta sexta-feira (7). O encontro, que contou com a participação de agricultores familiares e de representantes de segmentos ligados ao campo, ocorreu na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Barra de São Francisco (ES).
Na avaliação do coordenador do Programa Cadastro e Regularização Fundiária do MDA, Francisco Urbano, a política de regularização é primordial para a construção de um rural mais justo, inclusivo e sustentável. “Além de segurança, a regularização, por meio da titulação, abre um leque de possibilidades para os agricultores familiares, uma vez que permite o acesso às políticas públicas e benefícios que visam o desenvolvimento do campo”, salientou.
Para o agricultor do município de Ecoporanga (ES), Ademar Tumais Correia, receber o título foi um sonho realizado, “que trouxe mais qualidade de vida para ele e para a sua família”.
Parceria
Promovido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Espírito Santo (Fetaes), o seminário é a etapa final de convênio firmado entre a Federação e o MDA, que previa atividades de capacitação e o intercâmbio de experiências entre agricultores beneficiados pelo Programa de Regularização Fundiária e os que ainda vão se beneficiar.
“A experiência foi muito positiva. Tivemos a oportunidade de conhecer a realidade e as demandas dos agricultores contemplados com a regularização. Nossa meta agora é ampliar as ações para outros municípios, permitindo que mais agricultores possam se beneficiar com a política”, disse o presidente da Fetaes, Júlio Mendel.
No ES o programa é executado em parceria com os Instituto de Defesa Agropecuária Florestal do Espírito Santo (IDAF), apoiando-o nas ações de regularização e no ordenamento fundiário.
Regularização no ES
Desde sua implantação, foram geocadastradas 5.275 mil famílias e tituladas, preliminarmente, 158. Os municípios atendidos são: Barra de São Francisco, Mantenópolis, Água Doce do Norte, Vila Pavão e Ecoporanga.