Vila Notícias
Nesse momento em que diversos municípios sofrem com a crise de abastecimento de água, é fundamental que no meio rural, sejam ampliadas as iniciativas de preservação e conservação de florestas e nascentes de água. Oportunamente, aqui em Vila Pavão, na última terça-feira, 20, agricultores do município assinaram os primeiros contratos de adesão ao Programa Reflorestar, na qual se comprometem a preservar florestas nativas ou recuperarem áreas degradas em suas propriedades e como compensação, receberão recursos financeiros pelos serviços ambientais prestados.
O Programa, criado em 2011 pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA), chegou em Vila Pavão no ano passado e tem por objetivo recuperar e preservar as áreas remanescentes de mata atlântica, visando garantir a disponibilidade de água, a conservação do solo e a biodiversidade e criando oportunidade de ganho extra para os produtores rurais.
Os projetos de preservação e recuperação de áreas degradadas são elaborados por técnicos, sob a supervisão da Seama. Os contratos de adesão têm duração de 05 anos e os recursos liberados em parcelas, destinam-se ao pagamento de mudas de árvores nativas, exóticas e frutíferas, mão-de-obra de plantio, adubo orgânico, cercamento de áreas florestadas e outras.
O secretário de meio ambiente do município, Izaias Tressmann destaca que uso excessivo do solo na monocultura do café e em pastagens, sem os manejos apropriados, produziram muitas áreas degradadas no município e os efeitos disso é a falta de água nos períodos de estiagem que preocupa a todos. O secretário garante que esta é uma boa oportunidade para os produtores recuperarem suas propriedades e dessa forma contribuir para a preservação do meio ambiente.
Interessados em se cadastrar no programa podem procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, situada na rua Germano Linhares, n° 118, centro Vila Pavão, em cima do NAC e fazer o cadastro. Mais informações podem ser obtidas no site:www.programareflorestar.com .
Assinatura de contratos
A cerimônia de assinatura dos contratos foi realizada na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na tarde última terça-feira, 20, e contou com a presença da representante da SEAMA, Maria Nazarette Vieira, do secretário municipal de meio ambiente, Izaias Tressmann e equipe, agricultores e suas famílias. Os Primeiros agricultores pavoenses a celebrarem contrato com a SEAMA para prestação de serviços ambientais foram: Izaias Junior Tressmann, Lurdineia Pittelkow, Izaias Tressmann, Sandoval Stabenow, Valdemiro Ratzke, Paulo Braun, Ervino Ratzke, Derli Buge, Emílio Butzke, Braz Marré e Martinho Weber.
