
Vila Notícias – O programa de comercialização de milho em grãos dos estoques públicos, abaixo do preço de mercado, pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) está de volta.
O programa atende os municípios localizados na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE).
A medida era esperada com grande expectativa, uma vez que os criadores de animais localizados nessas regiões vêm sofrendo perdas e prejuízos, decorrentes da longa estiagem.
Com a ação, os criadores de pequeno porte de aves, suínos, bovinos, caprinos e ovinos poderão adquirir o grão por R$ 31,90 a saca de 60 kg, mais o valor do frete, até o limite de 30 sacas por produtor, conforme resolução do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural –CMDR.
Para adquirir o produto, o agricultor precisa renovar o seu cadastro na Secretaria Municipal de Agricultura, no horário das 7 h as 13h, em dias de expediente, levando consigo cópia de nota do bloco de produtor, cópia da ficha de vacinação do rebanho e cópia dos documentos pessoais.
Conforme informou o secretário municipal de agricultura, Valdez Ferrari, os primeiros pedidos dos produtores cadastrados, totalizando 600 sacas de milho, já foram encaminhados à CONAB. O próximo passo agora, segundo o secretário, é esperar uma resposta da CONAB para saber o dia que o produto será liberado.
Os agricultores que fizeram o pedido, devem ficar atentos para o dia da chegada do caminhão que traz a carga, visto que, o produto não fica armazenado na Secretaria de Agricultura. Ou seja, após chegada da carreta, deve ser retirado imediatamente pelo agricultor.