Vila Notícias
A Defesa Civil de Nova Venécia está em novo endereço. Desde o início desta semana, o órgão atende na Rua Itueta, loteamento Jardim Ângela, num casarão – alvo de pendenga na justiça – que pertence ao ex-prefeito Wilson Japonês.
Em 2014, a o ex-prefeito sofreu uma Ação Penal Pública pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Nova Venécia, que requereu o sequestro do imóvel.

De acordo com o processo, a casa foi construída em loteamento supostamente irregular, no qual teriam sido utilizados de forma ilegal, servidores, materiais e máquinas do município para realizar obras de infraestrutura e calçamento da rua.
O pedido acabou sendo acatado pelo Juiz Paulo Moisés de Souza Gagno, que também determinou a nomeação do município de Nova Venécia, por meio de seu representante legal, o prefeito Mário Sérgio Lubiana, para atuar como depositário fiel do imóvel, o que permite a Prefeitura utilizar o local para eventual necessidade.
Para fundamentar a aceitação do pedido seqüestro da casa, o juiz Paulo Gagno sustentou que “ o poder público Municipal está em dificuldades para encontrar imóveis com o fim de instalar suas repartições,conforme comprovado nos documentos anexos, e o imóvel seqüestrado não é mais utilizado por Wilson Luis Venturim”.
Equipamentos – A Defesa Civil de Nova Venécia vem sendo reestruturada desde o ano passado com a aquisição de materiais e equipamentos de trabalho. Este ano, o município, dentro do Programa Estadual de Adaptação às Mudanças Climáticas, foi beneficiado com uma pick-up diesel com engate para reboque e identificação da Comdec, barco de alumínio com reboque, motor de popa, kit multimídia, e mobílias.
Aos poucos esses materiais estão sendo levados para o novo endereço da Defesa Civil, que ocupa apenas o primeiro piso do duplex, onde ficam duas salas, cozinha e banheiro.