
Hoje foi um dia especial no CMEA “Agostinho Batista Veloso”. A escola promoveu a culminância dos trabalhos do dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril, e não poderia ter sido em outra data, pois hoje dia 23 de abril comemora-se o dia Mundial do livro.
O evento, realizado no ginásio poliesportivo da Comunidade Veloso, interior do município, contou com a participação dos professores e alunos do Cmea Artur Pagung.
Foi abrilhantando pela escritora Maria Aparecida Cerri, autora dos livros “Leva e Traz”, O Diamante Negro” e “A menina e a Águia” que palestrou para a comunidade escolar.
A programação incluiu ainda apresentações culturais, leitura de poemas de Cecilia Meireles e Vinicius de Morais pelos alunos e encerramento com saboroso lanche compartilhado.

A diretora do educandário Marcelia Ferreira Souza, destaca que celebrar o livro contribui para valorizar sua importância e a de seus autores no imaginário da população. Para Marcelia, a data serve ainda para chamar a atenção para a importância do livro e o direito a leitura como bem cultural essencial para a formação cidadã e o desenvolvimento humano.
A literatura infantil é destinada especialmente às crianças entre dois a dez anos de idade. O conteúdo de uma obra infantil precisa ser de fácil entendimento pela criança que a lê, seja por si mesma, ou com a ajuda de uma pessoa mais velha. Além disso, precisa ser interessante e, acima de tudo, estimular a criança.
“Em nome de toda a equipe do Cmea Agostinho Batista Veloso quero agradecer as presenças da escritora Maria Aparecida Cerri, dos professores e alunos Cmea Artur Pagung que compartilharam conosco o mesmo objetivo”, disse a diretora.