
O desfile para eleição das novas rainhas e princesa da 22ª Pomitafro, em Vila Pavão, aconteceu na noite da última sexta-feira (30), no Parque de Festas da cidade.
O desfile das candidatas e a eleição das rainhas é uma das maiores atrações da Pomitafro. 19 candidatas, sendo sete da etnia Pomerana, quatro da Italiana e oito da Afrobrasileira, participaram da eleição.
As novas princesas e rainhas foram escolhidas por um corpo de jurados, composto por pessoas de fora do município e que não tenham ligações com as candidatas. Elas foram avaliadas em cinco quesitos: charme, elegância e postura, criatividade na passarela, produção artística (vestimenta, maquiagem e penteado), simpatia e apresentação do objeto típico da etnia.
Para concorrer à eleição as candidatas precisavam obedecer a alguns critérios, tais como: ter entre 15 e 25 anos, ser residentes em Vila Pavão, ser solteira e estarem engajadas com as questões culturais que estarão representando, além de ser obrigatório ter conhecimento da sua etnia (Pomerana, Italiana e Afro-brasileira).
O concurso tem como objetivo, divulgar e promover a Pomitafro, além de valorizar a beleza da mulher pavoense, preservando as tradiçõespomeranas, italianas e afro-brasileiras da cidade, em como os trajes típicos, os costumes, a música, a dança e a língua, proporcionando lazer e congraçamento à população de Vila Pavão e de todos os turistas e visitantes.
Além da sonhada faixa e coroa, as candidatas receberam premiações em dinheiro e outros brindes, além de tornarem-se representantes da sua etnia até a próxima edição da Pomitafro. Todas as candidatas participantes do desfile receberam certificado de participação.
As rainhas e princesas eleitas:
- Rainha Pomerana:Alessandra Ratzke Gueze
- Princesa Pomerana: Magali Tressmann Schultz
- Rainha Italiana: Mariana Tones Oliveira
- Princesa Italiana: Nayeli Pionte Koske
- Rainha Afro: Aléxia Mara Farias do Nascimento
- Princesa Afro: Mayra Tawane Rocha dos Reis.