O veto da presidente Dilma à criação de novos municípios não foi votado por falta de consenso, mas a maioria da bancada capixaba votaria a favor da manutenção do veto. Se o veto for derrubado no Congresso, serão criados 269 novos municípios no país.
Os senadores Ricardo Ferraço (PMDB) e Ana Rita (PT), bem como os deputados Lelo Coimbra (PMDB) Camilo Cola (PMDB) César Colnago (PSDB) Iriny Lopes (PT) e Carlos Manato (SDD) se declararam contrários à criação de novas cidades.
Já Rose de Freitas (PMDB) e Jorge Silva (Pros) foram os parlamentares da bancada capixaba que mais defenderam a derrubada do veto.
O casal Magno Malta (PR) e Lauriete (PSC) também votariam a favor da criação de novos municípios, caso a sessão não tivesse caído por falta de quórum.
CONTRA
Deputada Iriny Lopes (PT) – “A realidade tem mostrado que após divisão não é desenvolvimento que a gente vê. No ES, de 20 emancipações, duas deram certo”.
Deputado Lelo Coimbra (PMDB) “Voto como da vez anterior embora seja a favor de algumas emancipações, como Pedra Azul. Mas o projeto abre um janelão, permite a criação de quase 600 novos municípios”.
A FAVOR
Deputado Jorge Silva (Pros) – “A legislação anterior, de criação de municípios, era permissiva. Hoje não, a legislação tem critérios bem claros, vai permitir crescimento sim”.
Deputada Rose de Freitas (PMDB) “Todos os exemplos de emancipação que tivemos em nosso Estado são de sucesso, como Venda Nova, Governador Lindenberg e Brejetuba”.
Retirado de: Agência Congresso