
Vila Notícias – Um encontro promovido pelo Conselho Municipal de Segurança Pública de Vila Pavão (Consevipa), reuniu na manhã da última sexta-feira, dia 23 de outubro, a cúpula da segurança pública do estado Espírito Santo.
Raras vezes, se viu no município um encontro com tamanha representatividade. As autoridades responsáveis pela segurança pública do estado, debateram com a comunidade problemas da região e do município. Conforme as estatísticas, Vila Pavão nos últimos anos, vem perdendo o posto de cidade tranquila, passando a vivenciar problemas comuns às grandes cidades e vendo crescer os índices de criminalidade que assusta a população.
Durante a solenidade, o presidente do Consevipa, Reunilson Maier e o pastor Emerson Linause, (anfitrião do encontro), entregaram ao secretário de estado de segurança pública, André Garcia, um documento com as principais reivindicações da comunidade, entre elas, o aumento do efetivo do destacamento policial local, veículos e a criação de uma patrulha rural para atender as localidades interioranas e ainda melhorias na 17ª Delegacia Regional de Polícia Civil, o que reforçaria a segurança de Nova Venécia, bem como, dos municípios vizinhos.
Representantes do CDL local, pároco da cidade Pe. Ângelo José Salvador, presidente do STR, Ademir Cassaro e o presidente do câmara de vereadores, Valtemir Alves Dasmaceno, o tema, usaram o microfone para reforçar as reivindicações.
O secretario estadual de segurança pública, André Garcia, iniciou seu pronunciamento respondendo aos questionamentos da comunidade dizendo que a sua gestão não vê o cidadão como apenas um número estatístico, mas, no entanto, segundo ele, a estatística é importante para se ter ideia da dimensão do problema e saber como gerenciar a segurança pública no Estado.
O secretário destacou o empenho das polícias e explicou que a distribuição do efetivo respeita critérios cientificamente estabelecidos e que parâmetros dessa natureza também estão sendo considerados em estudo que visa estabelecer o efetivo ideal para atender todo o território capixaba. Ressaltou também, a importância da participação de todas as instituições nas discussões sobre os problemas de segurança pública, bem como o envolvimento das comunidades e seus representantes como forma de aperfeiçoar as políticas públicas nessa área.
No seu entendimento, esse encontro que reuniu na cidade os responsáveis pela segurança pública do estado, demonstra que o governo está olhando para o município. Disse ter a compreensão exata do problema da falta de efetivo e viaturas que quando precisam se deslocar para outras localidade deixam as cidades desguarnecidas, e que, na medida do possível vai atender todas as demandas da comunidade.
O encontro aconteceu no auditório da Igreja Luterana Missouri, centro da cidade e contou com a presença do secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, do comandante geral da Polícia Militar, coronel Marcos Antônio Souza do Nascimento, do comandante do C P O norte, Coronel Marcos Assis, da chefe geral da Policia Civil no ES, delegada Gracimeri Vieira Soeiro de Castro Gaviorno, do superintendente de Polícia Regional do Norte, delegado Faustino Antunes Simões Filho, do titular da 17ª Delegacia Regional de Nova Venécia, delegado Líbero Penello, do delegado que está respondendo pela 14ª Delegacia Regional de Barra de São Francisco, Pedro Castelan e o delegado plantonista Douglas Trevisan, além do titular da Delegacia de Polícia (DP) de Pinheiros delegado Dair Oliveira Junior e policiais civis e militares que atendem a região.
Participaram também do debate representantes de entidades locais: Defesa Civil, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, STR de Nova Venécia e Vila Pavão, lideranças religiosas e comunitárias, empresários, comerciantes e alunos do ensino fundamental do município.