O Espírito Santo registrou 15 novos casos de novo coronavírus (Covid-19) nesta sexta-feira (3). A informação foi divulgada pelo governador Renato Casagrande, durante um pronunciamento transmitido pela internet. Com isso, o número de casos chega a 154. Quatro pessoas já morreram por causa da doença no estado.
De acordo com o governador, o resultado ainda é parcial e o Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), com o número oficial, deve sair nas próximas horas.
“É lógico que o número de casos no estado é maior do que este que a gente está identificando. Quando chegar um número maior de testes, teremos condições de testar mais.”, disse Casagrande.
Transmissão comunitária
O Governo do Estado reconheceu que há casos de transmissão comunitária, ou seja, quando não é possível identificar a origem do contágio.
Cronologia dos casos
O primeiro caso de coronavírus confirmado no Espírito Santo foi uma mulher de 37 anos que já cumpriu isolamento domiciliar e foi liberada.
O segundo foi o paciente que viajou para São Paulo horas antes de receber o resultado positivo. Ele foi localizado pela Polícia Federal e encontra-se em isolamento num hotel da capital paulista.
O terceiro é um homem, professor em Linhares, que não viajou para exterior e é cunhado do paciente que viajou para São Paulo.
O quarto caso foi confirmado no domingo (15) pela Sesa. Depois, o número saltou para oito, de acordo com boletim da segunda-feira (16).
Na quarta-feira (18), com o anúncio de três novos casos, o número subiu para 11. Na quinta-feira (19), dois novos casos foram confirmados.
Na sexta-feira (20), o número chegou a 16. No boletim divulgado no sábado (21), foram contabilizados dez novos casos, totalizando 26. Já na segunda-feira (23), o número subiu para 33.
Na terça (24), foram contabilizados 40 casos. Na quarta-feira (25), não houve mudança no número.
Na quinta-feira (26), a quantidade de casos confirmados chegou a 48. No dia seguinte, o total chegou a 54.
No sábado (28), o número de casos subiu para 61. No domingo (29), foram registrados 11 novos casos, saltando para um total de 72. Na segunda-feira (30), o total de casos subiu para 85.
Na terça-feira (31), chegou a 97. Na quarta-feira (1º), o total de casos confirmados subiu para 120. Na quinta-feira (2), já eram 139, sendo quatro mortes.
Informações: G1.