
Vila Notícias – O governador em exercício César Colnago e o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Octaciano Neto, acompanhados dos deputados estaduais, Padre Honório, Raquel Lessa e Freitas, estiveram na manhã desta quinta-feira (04), no distrito de Praça Rica, interior de Vila Pavão.
Depois de percorrer as ruas e visitar comerciantes da localidade, Cesar Colnago e comitiva se reuniram em tenda improvisada com o prefeito de Vila Pavão, Eradlino Jann Tesch, vereadores, secretários municipais e lideranças locais, onde prestaram contas das ações do Governo Estadual no município, entre elas, o asfaltamento do trecho de 13,17 quilômetros que liga a sede de Vila Pavão ao distrito de Praça Rica, obra tocada pela Secretaria de Estado da Agricultura, pelo Programa Caminhos do Campo, com investimento estimado em R$ 8,49 milhões.
A obra
Com o asfalto e a sinalização adequada, a estrada irá garantir mais agilidade e segurança para o escoamento da produção agrícola da região, além de melhorar a infraestrutura de acesso às comunidades locais. As obras, que haviam sido paralisadas em novembro de 2014 pelo governo passado, foram retomadas no último mês de dezembro.
O governador em exercício César Colnago ressaltou o compromisso do Governo do Estado em concluir até o final de 2018 todas as obras do programa Caminhos do Campo que estavam paralisadas. “Nosso governo tem compromisso com a verdade e capacidade gerencial de anunciar uma obra e terminar. O dinheiro já está na conta para a realização dessa obra que vai garantir o desenvolvimento dessa região, principalmente das áreas rurais”, afirma.
O secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, destacou que as obras do programa Caminhos do Campo estavam paralisadas desde o final de 2014, a pedido do próprio Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Espírito Santo, por causa dos inúmeros cortes feitos no orçamento estadual pela gestão anterior.
“Em 29 de novembro de 2014 todas as 26 obras foram totalmente paralisadas. Quando assumimos o Governo percebemos que não havia recursos no orçamento 2015 para tocar essas obras. Com o apoio da Assembleia Legislativa conseguimos aprovar a criação do Fundo Especial de Apoio ao Programa Caminhos do Campo, o que nos permitiu captar R$ 60 milhões junto ao BNDES para que pudéssemos retomar essas obras”, pontuou Octaciano Neto.
Em seu pronunciamento, o prefeito Eraldino jann Tesch, agradeceu a disposição do governador em exercício e demais autoridades em visitar as obras de asfaltamento da estrada que liga o distrito à sede do município. No ensejo, relatou aos presentes as dificuldades que o município enfrenta com a diminuição de repasses recursos. Ao fim, reforçou o pedido do vereador Juvenal Médici e outros líderes da comunidade local que reivindicaram ao governador em exercício o prosseguimento da obra de substituição e extensão do calçamento do distrito até o campo de futebol local, prometida, mas cancelada recentemente em consequência do ajuste financeiro promovido pelo Governo Estadual.