
O Hospital Moinhos de Vento e o Hospital de Clínicas, de Porto Alegre estão apostando em visitas virtuais para pacientes com coronavírus que precisam ficar isolados.
No Moinhos de Vento, a ideia surgiu quando foi necessário sedar um paciente que seria colocado em ventilação mecânica. Como ele já estava em isolamento e passaria as próximas semanas também sem contato com a família, as enfermeiras tiveram a ideia de utilizar um kart de telemedicina, que consiste em um carrinho com computadores, normalmente usado para consultas à distância entre o hospital da Capital gaúcha e hospitais do Tocantins e do Ceará, para promover o encontro.
“Vê-lo pra mim era muito importante, eu tinha que vê-lo, a família é assim né? a gente tem que estar próximo, se pudesse estava ali junto”, diz a professora Clarice Pinto, irmã do paciente.
Uma das idealizadoras da visita virtual foi a coordenadora da enfermagem do Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Moinhos de Vento, Daiana Barbosa. “Não estou só cumprindo uma tarefa, estou cuidando do amor de alguém”, diz.
“Aquele paciente tem nome e sobrenome e está inserido em um contexto, que a família tanto o ama. Quando eu vejo essa família, isso traz pra nós o retorno do nosso trabalho. Nesses dias tão difíceis que estamos vivendo, é maravilhoso pra nós”.
Informações: G1.