
Vila Notícias – Tudo leva a crer que finalmente será iniciada a construção de uma nova ponte, sobre o rio Cricaré, na localidade de São Gonçalo, divisa entre os municípios de Vila Pavão e Nova Venécia.
A empresa encarregada da execução da obra já está se movimentando. Nesta semana operários estiveram no local providenciando os detalhes como instalação de galpão e transportes de equipamentos para dar início aos trabalhos.
Serão construídas simultaneamente a ponte de São Gonçalo e de Rio XV de Novembro, destruídas pelas enchentes de 2013/14.
A construção da ponte de São Gonçalo tem gerado polêmicas e várias manifestações populares depois que o início da obra, previsto para o mês de maio deste ano, foi adiado por um erro de projeto e atraso no repasse de recursos.
Na ocasião, o Prefeito Eraldino Jann Tesch chegou a assinar as ordens de serviço autorizando o início das obras da construção das pontes, porém, ao vistoriarem o local da construção da ponte sobre o rio Cricaré, os técnicos e engenheiros da empreiteira encarregada da execução dos serviços constataram erro no projeto que exigiu perfuração de rocha no leito do rio e não bate estaca como indicava o projeto original.
A alteração causou atraso no cronograma de execução, ficando o inicio dos trabalhos condicionado à liberação dos recursos pelo Ministério da Integração Social.
A boa notícia foi anunciada nesta semana. O secretário Desenvolvimento Econômico de Vila Pavão, Michel Vasconcelos, confirmou a liberação de recursos referente a primeira parcela do contrato no valor R$ 640.204, 54, repassado pelo Ministério da Integração Nacional que, inclusive, já encontra-se depositado da conta da Prefeitura de Vila Pavão.
A ponte de São Gonçalo, especialmente, é uma importante via de acesso dos moradores da localidade. Através dela é feita a escoação da produção cafeeira e de rochas ornamentais extraídas em mineradoras da região.
Após a sua destruição, ela foi reconstruída precariamente pelos próprios moradores da região, que isolados, tinham que fazer a travessia em botes improvisados sem nenhuma segurança.
A nova ponte de São Gonçalo medirá 70,40 m de extensão por 5,80 m de largura. Já a ponte a ponte sobre o Rio XV de Novembro, medirá 21,10 x 4,2 m. O investimento para construção das duas pontes envolve recursos na ordem de R$ 2.134.015,13 milhões, oriundos do Ministério da Integração Social.
As obras deverão ser concluídas num prazo inicial de 90 dias. A construção ficou sob a responsabilidade da empresa Laccheng Engenharia Ltda, com sede no município de Castelo-ES.