
Vila Notícias – Mesmo com a maioria dos eleitores deixando para procurar o cartório eleitoral perto do encerramento do prazo, Vila Pavão está entre os municípios onde a procura foi considerada satisfatória.
O município foi uma das 12 cidades capixabas em que a revisão biométrica foi obrigatória. O prazo para o recadastramento biométrico em Vila Pavão, não foi prorrogado. Encerrou-se no dia 12 de fevereiro. Dos 7.556 eleitores no município, 6.224 fizeram o cadastramento biométrico, ou seja, 82,37%, estão em situação regular. 1.332 eleitores não compareceram ao cartório e correm o risco de ter o título cancelado, ou, ficarem impedidos de obter passaporte e tomar posse em cargos públicos, por exemplo.
Em metade das cidades que serão obrigadas a utilizar a biometria nas próximas eleições, a procura para realizar o cadastramento não chegou a 50%. A lista dos municípios que estão com baixo comparecimento é formada por Vitória, Águia Branca, Ponto Belo, São Domingos do Norte, São Roque do Canaã e Vila Valério. Nessas cidades a procura para realizar o cadastramento não chegou a 50%.
Em matéria veiculada na imprensa da capital, a assessora técnica da Corregedoria Regional Eleitoral, Jaqueline Nunes, destacou que em algumas cidades, como Marechal Floriano e Água Doce do Norte, o prazo teve que ser prorrogado devido à pouca procura. Apesar disso, os percentuais constatados estão dentro do esperado no interior do Estado.
“Está normal. Nos municípios em que está encerrando o prazo, atingimos cerca de 75% a 80% da revisão do eleitorado. Esse é o percentual esperado. Em alguns municípios a procura ainda está baixa, mas as pessoas têm um tempo maior para realizar o cadastramento”, afirma.
É importante lembrar que as pessoas que quiserem realizar o alistamento ou a transferência de título têm até o dia 4 de maio.