
Vila Notícias
O outono chegou na última sexta-feira (20), às 19h45. A estação é caracterizada pela troca de folhas das árvores sazonais, que começam a se preparar para a chegada do inverno. Nesta estação, os dias começam a ficar mais curtos e as noites mais longas e a temperatura, antes elevada no verão, começa a diminuir. O clima é ameno, sendo não tão quente quanto no verão, e ainda não tão frio quanto no inverno.
“O outono é uma estação de transição entre o verão e o inverno, tendo um pouco mais das características do verão no seu começo e do inverno no fim. Normalmente tem um índice de chuvas menor que o verão e temperaturas mais amenas e, a princípio, é isso que se espera aqui para o Espírito Santo, que as chuvas se mantenham dentro do esperado. Mas a expectativa é que tenhamos uma certeza maior depois do dia 24, que é quando os principais órgãos de meteorologia do Brasil fazem uma reunião para discutir as tendências da estação”, afirmou o meteorologista do Incaper, Ivaniel Foro Maia.
Para este fim de semana, o primeiro do outono, a previsão é de chuva, destaca Ivaniel. “O motivo é um sistema frontal que está sobre o oceano e deixa o tempo instável em todo o Espírito Santo”, disse.
A combinação entre altas temperaturas e umidade deverá deixar o tempo instável em grande parte do Estado. Há previsão de pancadas de chuvas em todas as regiões capixabas, exceto em todo o litoral da região Nordeste, onde deverá ocorrer chuva fraca apenas no início da manhã e variação de nebulosidade ao longo do dia. As temperaturas variam entre 17 °C e 31 °C na região Serrana e vão de 17 °C a 36 °C nas demais regiões.
A passagem do sistema frontal sobre o oceano deverá deixar o tempo instável em todo o Espírito Santo. Haverá condições para pancadas de chuva a partir da tarde em todas as regiões capixabas. As temperaturas variam entre 18 °C e 31 °C na região Serrana e entre 19 e 37 °C nas demais regiões.
A partir desta semana, o tempo segue instável em todo o Estado. Há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde em todas as regiões. As temperaturas neste período devem variar entre 16 °C e 32 °C na região Serrana e entre 17 °C e 37 °C nas demais regiões.
Dia Mundial da Meteorologia
A segunda-feira (23) é o Dia Mundial da Meteorologia. A data surgiu em 1961, por causa da celebração da criação da Organização Meteorológica Mundial – OMM, instituição que é ligada à Organização das Nações Unidas (ONU) e que existe desde 1950.
A data celebra a técnica responsável por analisar e prever as variações climáticas da Terra. A partir do recolhimento de informações sobre a umidade do ar, pressão atmosférica, temperatura do ar, volume de chuva, entre outras, os meteorologistas, profissionais formados no curso de ensino superior em Meteorologia, conseguem traçar uma previsão da condição do clima para determinada região, ajudando a prevenir acidentes e prejuízos para os setores de serviços e produção, além de evitar que você passe frio ou pegue uma chuva desprevenido na rua.