
Vila Notícias – Na quinta-feira da paixão, as ruas de Vila Pavão costumam amanhecer enfeitadas com tapetes coloridos e desenhos de inspiração religiosa. Este ano, porém, a tradição será interrompida devido à longa estiagem que se abateu sobre a região.
Em nota divulgada no dia último dia 20, em sua página no Facebook, a Paróquia São Pedro, comunicou à população pavoense que em virtude da escassez de água que vem assolando o município nos últimos anos, não realizará a confecção dos tapetes de CORPUS CHRISTI nas ruas da cidade.
Em vez disso, serão confeccionados nas dependências da Igreja de forma a ser viável sua limpeza sem desperdício de água. A nota lembra também que a Celebração de CORPUS CHRISTI, será ás 18 h e a procissão acontecerá como de costume.
A falta de chuva tem provocado grandes prejuízos e danos à subsistência e saúde da população. Na sede do município, a população enfrenta desde o início do mês racionamento. A água só chega às casas em dias alternados no horário das 8 h às 18 h. Nos distritos, o abastecimento é feito através de poços artesianos e caminhões pipa.
A tradição
Corpus Christi é uma expressão latina que significa “Corpo de Cristo”. É uma festa católica realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. As procissões pelas ruas são tradições, e são organizadas todos os anos pelas igrejas. O evento surgiu no século XIII, quando a Igreja Católica sentiu a necessidade de reforçar a presença de Cristo no pão consagrado.
Nesta data, as ruas costumam ser todas enfeitadas com tapetes coloridos e com desenhos de inspiração religiosa. Esta tradição surgiu em Portugal, e veio para o Brasil com a chegada dos colonizadores. Para a confecção dos tapetes são utilizados materiais como serragem colorida, areia, flores, borra de café e outros.