Cléber Sabino
Redação Vila Notícias
O IX Seminário Estadual de Saúde Natural Preventiva e o 12º Seminário de Plantas Medicinais e Terapeutas Tradicionais, realizado em Vila Pavão nos dias 18 de 19 de julho, foi considerado um sucesso.
Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento da Saúde Natural Preventiva, em parceria com a Acesa (Associação Central de Saúde Alternativa do ES) e o Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Viçosa, com o tema, Tempo de Generosidade, o evento aconteceu nas dependências da Igreja Evangélica de Confissão Luterana (Igrejona).
Veja abaixo, o álbum de fotos
A abertura oficial do evento aconteceu no dia 18 com a presença do Prefeito Eraldino Jann Tesch dando as boas vindas a todos. Marcaram presença também, os Representantes da Universidade Federal de Viçosa; o Pastor Renato representando a comunidade luterana; organizadora do evento, a terapeuta holística Genilza de Fátima Matiello; Ademir Teixeira Secretário Municipal de Saúde, entre outros.
Durante o seminário foi oferecido a todos os participantes, estadia, alimentação equilibrada natural que possibilitou a troca de experiências através da mudança do estilo de vida com atividade física regular e equilíbrio emocional, fundamentos que são complementados por recursos terapêuticos como a introdução de nutrientes funcionais (vitaminas, minerais etc), métodos de desintoxicação, fitoterápicos (plantas medicinais), e outros.
O Secretário Municipal de Saúde de Vila Pavão, Ademir Teixeira, destaca que o evento deste ano teve algumas novidades como uma caminha ecológica. A pedido dos participantes, houve uma diminuição do número de palestras. Com Isso, pode-se focar mais nas oficinas, considerada, uma das principais atividades do evento.
Uma das oficinas que mais chamou atenção este ano foi a terapia do barro, na qual é feito um buraco no chão e o voluntário é coberto com uma argila virgem em forma de massa por um período mínimo de duas horas. Essa terapia tem por objetivo principal a purificação, retirando as energias negativas, servindo como processo de cura e prevenção de algumas doenças, melhorando a qualidade de vida e sensação corporal, tratando dores e tensões. Além da oficina da terapia do Barro, foram realizadas ainda oficina de Lian Kung, Alongamento Terapêutico e uma da noite cultural.
Na avaliação do secretário, o evento foi um sucesso e atingiu todas as expectativas, possibilitando ainda a atualização dos conhecimentos, alertando as pessoas sobre o valor da fitoterapia, partilhando os saberes, estimulando as práticas tradicionais terapêuticas, além de motivar e sensibilizar as famílias sobre aplicações da terapêutica natural, visando autonomia e sustentabilidade. “Sabemos que a medicina preventiva natural prioriza a identificação dos primeiros sinais de desequilíbrio, intervindo complementarmente com recursos os mais naturais possíveis, para tratar e prevenir as doenças e seus efeitos degenerativos em sua origem, onde o foco é sempre identificar as causas das doenças, e não apenas trata-las agudamente”, disse.
[epa-album id=”9367″ show_title=”false” display=”excerpt”]