
Vila Notícias – De acordo com dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública, do ano de 2014, no Estado do Espírito Santo, a cada cinco horas uma mulher é agredida.
A nível de Brasil, o número de mortes de mulheres vítimas de violência, nos últimos 30 anos são alarmantes. Tiveram aumento de mais de 217% – mais que triplicando – nos quantitativos de mulheres vítimas de assassinato.
De 1996 a 2010 as taxas de assassinatos de mulheres permanecem estabilizadas em torno de 4,5 homicídios para cada 100 mil mulheres. Espírito Santo, com sua taxa de 9,4 homicídios em cada 100 mil mulheres, mais que duplica a média nacional e quase quadruplica a taxa do Piauí, estado que apresenta o menor índice do país
Vila Pavão que tem fama de ser um município pacato e tranquilo, no último dia 08 de agosto foi o cenário um ato de extrema crueldade contra uma mãe e sua família que chamou a atenção do país inteiro. A massoterapeuta Nauva Bening, 34 anos e seu filho Vitor Bening Reetz de 18 anos, foram assassinados de forma cruel e desumana no interior da casa onde moravam.
Manisfestando indignação com as constantes práticas de violência contra as mulheres e seus filhos, a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Vila Pavão, Diocese de São Mateus, Igrejas Locais, Sindicatos, Associações, Movimento de Pequenos Agricultores, Fetaes e Acesa, promoveram na tarde da ultima segunda-feira (22), um debate com a sociedade civil organizada, com temática voltada à violência contra a Mulher.
Durante o evento representantes dos segmentos da sociedade, tiveram oportunidade de expor para a população suas opiniões acerca da violência contra a mulher na região. Os organizadores promoveram também um debate com a participação da Policia Militar, Conselho Tutelar, ACESA, Setor Jurídico entre outros.
Ao final do encontro foi criada uma Comissão Intercomunitária; redigida uma carta de repúdio aos assassinatos violentos ocorridos no município e sugerido a reativação do Conselho Religioso (composto por padres e pastores) e Delegacia de Mulheres, criação de Fóruns Permanentes e Grupo de Mulheres.
O encontro ocorreu no interior da Igreja Evangélica de Confissão Luterana (Igrejona) e reuniu representantes de Conselhos Escolares, Conselho Tutelar, Polícia Militar, polícia Civil, Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, CDL, entre outros.