
Os municípios de Vila Pavão e Barra de São Francisco receberam do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), veículos para serem utilizados nas ações de controle da dengue, chikunngunya, zica vírus e malária.
Os termos de doação dos veículos às Prefeituras de Vila Pavão e Barra de São Francisco foram assinados na última quarta-feira (15), na sede da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS ), em Vitória. Participaram do ato, o ministro da Saúde Gilberto Occhi, o secretário de Estado da Saúde Ricardo de Oliveira; o secretário de Vigilância em Saúde Osnei Okumoto, o coordenador geral do núcleo do Ministério Saúde no Espírito Santo Bartolomeu Martins Lima; servidores da Secretaria de Estado da Saúde, além dos prefeitos e secretários de saúde dos dois municípios, respectivamente, Irineu Wutke, Cláudio da Cruz de Oliveira, Alencar Marim e Ronan César Godoy da Costa.
O coordenador geral do núcleo do Ministério Saúde no Espírito Santo, Bartolomeu Martins Lima esteve em Vila Pavão na tarde desta sexta-feira (17), para fazer a entrega oficial do veículo que já está sendo utilizado no deslocamento de pessoal e transporte de medicamentos, inseticidas e outros para o interior do município. O Ministério da Saúde disponibilizou ainda dois veículos sedan com motoristas para dar suporte aos serviços de combate á malária no município.
Como é de conhecimento geral, Vila Pavão e Barra São Francisco concentram atualmente 129 casos positivos de malária. Em Vila Pavão, conforme o último boletim divulgado na noite de ontem (quinta-feira, 16) pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA), existe 101 casos confirmados da doença. Já no município vizinho de Barra de São Francisco são 28 casos.