
Vila Notícias
O prefeito de Vila Pavão, Eraldino Jann Tesch vai decretar nesta semana ainda, Situação de Emergência no município por causa da estiagem e crise no abastecimento de água potável.
O decreto permitirá ao município mobilizar os órgãos municipais para atuarem conjuntamente com a Defesa Civil nas ações de resposta ao combate à crise hídrica que atinge, não só município pavoense, mas também os demais municípios capixabas.
Na última terça-feira, 03/02, acompanhado do coordenador da Defesa Civil do município, Weverton Gueis Rodrigues, o prefeito participou de duas reuniões em Vitória: primeiro com o Secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG), Octaciano Neto e depois com o Comandante da Defesa Civil no estado,Fabiano Marchetti Bonno onde foi apresentado um relatório com a real situação do município.
Em todo o ano passado choveu 800,3 mm no município. Já o ano de 2015 iniciou com um nível preocupante. Até o momento choveu apenas 10 mm, um dos menores índices registrado para um mês de janeiro. Segundo cálculos do Incaper, Vila Pavão, em decorrência da longa estiagem, já acumula mais de R$ 32 milhões de prejuízos que afetou, sobretudo a cafeicultura e a pecuária, as duas principais atividades econômicas do município.
“A situação do município é crítica. Na reunião com o secretário de estado da agricultura ficamos sabendo que o Governo Estadual se prepara para decretar Situação de Emergência em todo o estado, mas Vila Pavão se antecipa e ainda nesta semana deveremos decretar Situação de Emergência no Município”, informou o prefeito.
Todo o município está sentindo a crise hídrica que o estado vive. Vários córregos do interior já cortaram o fluxo de água em seu leito, o que causa falta de água nas propriedades rurais, gerando dessa forma um grande impacto na cafeicultura e pecuária.
Crise já afeta o abastecimento para a população
A seca já afeta diretamente o abastecimento para a população das zonas urbanas. O Córrego do Socorro, onde ocorre a captação de água para a sede do município, não fornece mais água suficiente para a população da cidade.
Desde o mês passado, a Cesan, através de som volante, pede para a população economizar água e alerta sobre os risco de interrupção no fornecimento, tendo em vista que o município já utiliza água de um poço artesiano, vez que a água retirado do ponto de captação já não é mais suficiente para atender a população. È importante mencionar que esse poço artesiano, construído para socorrer o município em casos de emergência, está sendo utilizado pela primeira vez.
No interior, especialmente no distrito de Praça Rica, o fornecimento de água potável já sofre racionamento, pois a água do córrego do mesmo nome que abastece a localidade não está sendo suficiente para atender a demanda dos moradores e dos agricultores que utilizam a água na irrigação de lavouras cafeeiras.
O abastecimento de água no distrito de Todos os Santos sofre também os efeitos da seca. Se não chover nos próximos dias, o fornecimento de água tratada para cerca de 100 famílias da localidade poderá sofrer interrupção.
Veja também:
O Vila Noticias está no Facebook. Curta a nossa página: https://www.facebook.com/pages/Vila-Not%C3%ADcias/1418555818390822