
Os professores da EMEF Esther da Costa Santos promoveram no decorrer da semana passada, diversas atividades relacionadas à cultura afro-brasileira na sala de aula com os alunos, em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.
Os trabalhos mostram a influência da cultura afro na alimentação, moda, dança e música brasileira, com o objetivo de destacar aos alunos e à comunidade, a importância dessa influência em nosso cotidiano.
A diretora Chirlei Vigna Tagliaferri explicou que as atividades objetivam sensibilizar e incentivar a comunidade a ter mais respeito pela diversidade e mais amor ao próximo de forma geral.
Veja mais fotos abaixo
No encerramento da Semana da Consciência Negra, na última sexta-feira (23), a escola promoveu um desfile, onde foram lembradas também as outras etnias presentes no município, o pomerano, italiano, o indígena e outras. “No desfile, vimos pessoas diferentes pedindo respeito. Respeito pela minha forma de ser, de se vestir, de falar, de agir e até mesmo pelo meu aspecto físico”, disse a diretora.
O Dia da Consciência Negra é uma data celebrada no Brasil no dia 20 de Novembro. Este dia está incluído na semana da Consciência Negra e tem como objetivo um reflexão sobre a introdução dos negros na sociedade brasileira.
O dia 20 de Novembro foi escolhido como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, data na qual morreu, lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 1695. Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi um personagem que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura no período do Brasil Colonial, onde os escravos começaram a ser introduzidos por volta de 1594. Um quilombo é uma região que tinha como função lutar contra as doutrinas escravistas e também de conservar elementos da cultura africana no Brasil.